Revisão sistemática e meta-análise publicada no periódico Quality of Life Research buscou examinar o impacto da qualidade de vida global (QV) no risco de mortalidade em pacientes com câncer, considerando o tipo de câncer e o momento da avaliação da qualidade de vida.
Os autores realizaram uma pesquisa utilizando as bases de dados Cumulated Index to Nursing and Allied Health Literature, PubMed/MEDLINE e Scopus desde o início até dezembro de 2022. Foram extraídos estudos observacionais que avaliaram a qualidade de vida e examinaram o risco de mortalidade em pacientes com câncer. Análises de subgrupos foram realizadas para tipos de câncer e momentos de avaliação da qualidade de vida.
No geral, a qualidade de vida global foi significativamente associada ao risco de mortalidade (taxa de risco: 1,06, 95% CI: 1,05–1,07; p < 0,00001). Uma análise de subgrupo baseada no tipo de câncer demonstrou que cânceres de pulmão, cabeça e pescoço, mama, esôfago, cólon, próstata, hematológico, fígado, ginecológico, estômago, cérebro, bexiga, ossos e tecidos moles e tipos mistos foram significativamente associados ao risco de mortalidade; no entanto, melanoma e câncer de pâncreas não foram significativamente associados ao risco de mortalidade.
Além disso, a qualidade de vida global foi associada ao risco de mortalidade em todos os momentos (pré-tratamento, pós-tratamento e fase paliativa); a qualidade de vida pré-tratamento teve o maior impacto, seguida pela qualidade de vida pós-tratamento.
“Estes resultados fornecem evidências de que a qualidade de vida está associada ao risco de mortalidade em pacientes com câncer em qualquer momento, e reforçam importância da avaliação da qualidade de vida e de intervenções de apoio para melhorar a QV em qualquer fase”, concluíram os autores.
Referência:
Fukushima, T., Suzuki, K., Tanaka, T. et al. Global quality of life and mortality risk in patients with cancer: a systematic review and meta-analysis. Qual Life Res (2024). https://doi.org/10.1007/s11136-024-03691-3