Para melhorar os cuidados de sobrevida no câncer avançado ou metastático, a Multinational Association for Supportive Care in Cancer da ASCO (MASCC-ASCO) desenvolveu 45 recomendações práticas para a prestação de cuidados de qualidade dirigidos a essa população de pacientes.

O painel de especialistas definiu três etapas para compor essas recomendações, compreendendo (1) uma revisão sistemática das necessidades de cuidados de suporte não satisfeitas; (2) uma revisão abrangente das estruturas e diretrizes de cuidados de suporte e cuidados paliativos e (3) um processo internacional de consenso Delphi modificado.

As recomendações iniciais foram embasadas em uma revisão sistemática de 81 estudos e na revisão de 17 diretrizes. Posteriormente, 77 especialistas (incluindo oito com experiência pessoal) em 33 países (33% eram países de baixa e média renda) participaram do processo Delphi e alcançaram concordância ≥94,8% para sete padrões, (1) Cuidados Centrados na Pessoa; (2) Cuidado Coordenado e Integrado; (3) Cuidado Integral e Baseado em Evidências; (4) Cuidados Avaliados e Comunicados; (5) Cuidados Acessíveis e Equitativos; (6) Cuidados Sustentáveis e com Recursos e (7) Pesquisa e cuidados baseados em dados, com concordância ≥84,2% em 45 recomendações práticas.

Os resultados foram publicados por Hart et al. no JCO Oncology Practice e fornecem orientações às partes interessadas (profissionais de saúde e administradores; governos e ministérios da saúde; decisores políticos; instituições de advocacy; sobreviventes de câncer e cuidadores).

Referência: Nicolas H. Hart et al., Survivorship Care for People Affected by Advanced or Metastatic Cancer: MASCC-ASCO Standards and Practice Recommendations. JCO Oncol Pract 0, OP.23.00716. DOI:10.1200/OP.23.00716