Onconews - Saúde sexual em mulheres sobreviventes de câncer

sexo mulher survivorArtigo de revisão publicado no Journal of Clinical Oncology (JCO) descreve as evidências para intervenções abordando quatro questões-chave que afetam a saúde sexual feminina em populações com câncer - baixo desejo sexual, sintomas vulvovaginais, imagem corporal negativa e relações sexuais com parceiros, e discute aspectos importantes da relação médico-paciente sobre saúde sexual feminina.

“As discussões sobre saúde sexual podem ser facilitadas por intervenções educativas dirigidas tanto a pacientes quanto a profissionais de saúde. Pesquisas de alta qualidade são necessárias para desenvolver e testar intervenções eficazes de saúde sexual que possam ser amplamente divulgadas”, afirma a oncologista Camilla Zimmermann, editora associada do JCO.

Os pesquisadores realizaram revisão narrativa de evidências de intervenções recentes para a saúde sexual de mulheres sobreviventes de câncer.

Foram encontradas fortes evidências para intervenções comportamentais como aconselhamento psicossexual e psicoeducação para tratar preocupações relacionadas à saúde sexual, incluindo desejo, imagem corporal e relações sexuais com parceiros. Para sobreviventes do sexo feminino com parceiros, as intervenções psicossexuais baseadas no casal mostraram-se eficazes.

Não há tratamentos farmacológicos comprovados para problemas relacionados ao sexo, exceto para atrofia vulvovaginal em mulheres sobreviventes de câncer. Agentes não hormonais vaginais e de baixa dosagem hormonal são remédios eficazes para sintomas vulvovaginais. O tratamento a laser ainda não foi totalmente avaliado.

Os parceiros sexuais são um contexto crítico para a saúde sexual. Apesar de extremamente necessárias, as discussões em torno deste tópico continuam a ser relativamente pouco frequentes. Recentes intervenções baseadas em tecnologia mostram-se promissoras para melhorar as discussões sobre saúde sexual.

Em síntese, os resultados mostram que existem intervenções eficazes para muitos desafios de saúde sexual para sobreviventes do sexo feminino, embora seja necessária mais pesquisa de intervenção de alta qualidade, particularmente intervenções multimodais. “Muitas das intervenções eficazes não são farmacológicas e, portanto, é necessária a avaliação do uso da entrega digital para melhorar o acesso a essas intervenções. A pesquisa é urgentemente necessária para traduzir as intervenções eficazes existentes em prática, incluindo estratégias para melhorar a comunicação médico-paciente em relação a este tema”, concluíram os autores.

O estudo foi financiado pela Breast Cancer Research Foundation.

Referência: Arring N, Barton DL, Reese JB. Clinical Practice Strategies to Address Sexual Health in Female Cancer Survivors. J Clin Oncol. 2023 Aug 3:JCO2300523. doi: 10.1200/JCO.23.00523. Epub ahead of print. PMID: 37535889.