Onconews - SBRT e radioterapia em dose única no CPNPC

Pulm o 2017 NET OKEstudo de Fase II apresentado na sessão plenária do 2017 Multidisciplinary Thoracic Cancers Symposium, em San Francisco, Califórnia, mostrou que 30 Gy em fração única foi equivalente ao esquema de tratamento padrão de 60 Gy em três frações no tratamento de pacientes com câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) que recebem radioterapia estereotáxica (SBRT).

O estudo foi apresentado pelo primeiro autor, Anurag Singh, radio-oncologista do Roswell Park Cancer Institute.
 
O trabalho envolveu 98 pacientes tratados para CPNPC entre 2008 e 2015. Os primeiros resultados foram apresentados em setembro de 2016 no encontro anual da American Society for Radiation Oncology. Agora, a análise traz dados em um seguimento mais prolongado (27 meses).
 
Resultados

A sobrevida global em dois anos foi de 72% para pacientes tratados com uma única dose de 30 grays (Gy) em comparação com 59% para aqueles que receberam um total de 60 Gy  em três doses de 20 Gy. A incidência e a gravidade dos eventos adversos foram semelhantes nos dois grupos. Eventos de grau 3 ou superior foram reportados por 14 (29%) dos pacientes tratados com o esquema de 30 Gy  em dose única, em comparação com 17 (35%) daqueles que receberam três doses de 20-Gy.

"Nosso estudo é o primeiro a mostrar que uma fração de SBRT é tão eficaz quanto as três frações no câncer de pulmão em estágio inicial em termos de sobrevivência e toxicidade", observou Singh. "Nós mostramos que podemos reduzir pela metade a exposição de pacientes à radiação sem qualquer redução na eficácia”, destacou.
 
Referência:A Phase 2 Randomized Study of 2 Stereotactic Body Radiation Therapy Regimens for Medically Inoperable Patients With Node-Negative, Peripheral NoneSmall Cell Lung Cancer (Abstract 4) - A.K. Singh et al