Onconews - Tendências na incidência do câncer de tireoide em 25 países

adalberto ok bxEstudo de base populacional realizado por pesquisadores da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) apresenta um panorama da incidência de câncer de tireoide por subtipo histológico, em uma análise que envolve 25 países. O trabalho liderado pelo brasileiro Adalberto Miranda-Filho (foto) em parceria com colegas do Centro di Riferimento Oncologico di Aviano (Italy) e da Organização Mundial da Saúde foi publicado no Lancet Diabetes & Endocrinology. "Este é o primeiro estudo a fornecer uma avaliação global da epidemiologia dos principais subtipos histológicos do câncer de tireoide", destacam os autores.

Os pesquisadores avaliaram dados sobre diagnósticos de câncer coletados pela IARC a partir de 87 registros de câncer de base populacional em 25 países, no período de 1998–2012.

O estudo mostra que a rápida evolução observada na incidência do câncer de tireoide durante o período avaliado foi em grande parte limitada ao câncer papilar. Segundo os autores, esse é o subtipo mais provável de ser encontrado em uma forma subclínica e, portanto, de ser detectado por intensa investigação. “Esse achado esclarece as características epidemiológicas do sobrediagnóstico do câncer de tireoide em nível internacional e fornece uma evidência adicional do papel determinante desse overdiagnosis, fenômeno que pode variar substancialmente de acordo com a pressão diagnóstica (ou seja, rastreamento oportunista), alerta a publicação.

Cenário global

A incidência do câncer de tireoide aumentou em diferentes populações em todo o mundo nos últimos 30 anos. A análise de Miranda-Filho e colegas apresenta uma visão geral das tendências internacionais de incidência, discriminando os principais subtipos histológicos.

O câncer papilar de tireoide foi o que mais contribuiu para a carga global do câncer de tireoide em todos os países estudados e foi o único subtipo histológico que aumentou sistematicamente em todos os países, embora com grande variabilidade.“Nas mulheres, a taxa de incidência do câncer papilar de tireoide padronizada por idade variou de 4,3–5,3 casos por 100.000 pessoas-ano na Holanda, Reino Unido e Dinamarca, a 143,3 casos por 100 000 mulheres na Coreia do Sul, de 2008–12”, descrevem os autores. Para os homens, durante o mesmo período, as taxas de incidência variaram de 1,2 casos por 100.000 na Tailândia a 30,7 casos por 100.000 na Coréia do Sul.

“Em muitos países da Ásia, o aumento nas taxas de câncer papilar de tireoide em mulheres foi particularmente pronunciado após o ano 2000. No entanto, o estudo também observou que as taxas se estabilizaram desde 2009 nos EUA, Áustria, Croácia, Alemanha, Eslovênia, Espanha, Lituânia e Bulgária”, provavelmente devido a disponibilidade de protocolos de  diagnósticas mais conservadoras. Outras explicações possíveis incluem a crescente conscientização dos problemas causados pelo tratamento excessivo, e a percepção de que os pacientes sejam mais claramente informados sobre os benefícios e malefícios do tratamento de baixo risco microtumours, reporta a publicação.

Enquanto tendências temporais não mostraram padrões consistentes entre os países no câncer folicular e medular da tireoide, o câncer anaplásico da tireoide  seguiu outra tendência em 21 dos 25 países avaliados. “Em 2008-12, as taxas padronizadas por idade para o subtipo folicular variaram entre 0,5 e 2,5 casos por 100.000 mulheres (e entre 0,3 e 1,5 por 100.000 homens), enquanto aquelas para o subtipo medular foram sempre menos de 1 caso por 100.000 mulheres ou homens, e para câncer anaplásico da tireoide menos de 0,2 casos por 100.000 mulheres ou homens”, comparam.

Em conclusão, os achados deste estudo da IARC mostram que de 1998 a 2012, o rápido aumento na incidência do câncer de tireoide foi observado apenas para o subtipo papilar.

Referências:

Miranda-Filho A, Lortet-Tieulent J, Bray F, Cao B, Franceschi S, Vaccarella S, Dal Maso L. Thyroid cancer incidence trends by histology in 25 countries: a population-based study - Lancet Diabetes Endocrinol, Published online 1 March 2021;

Comentário do artigo - Rossi ED,  Pantanowitz L,  Hornick JL.A worldwide journey of thyroid cancer incidence centred on tumour histology. The lancet. Diabetes & Endocrinology, 01 Mar 2021,  DOI: 10.1016/s2213-8587(21)00049-8