Onconews - Uso de anti-inflamatórios não esteroides e risco de câncer de pâncreas

Estudo investigou associações de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides com risco de câncer de pâncreas entre mulheres na pós-menopausa que participaram do estudo observacional da Women's Health Initiative e de coortes de ensaios clínicos. Os resultados foram publicados na Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention.

“O câncer de pâncreas está entre os cânceres mais letais, e é a quarta principal causa de morte por câncer nos Estados Unidos. As evidências sugerem que a inflamação crônica pode desempenhar um papel na carcinogênese pancreática, e a sua inibição através de medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) pode reduzir a incidência da doença”, contextualizaram os autores.

Entre 117.452 mulheres com idades entre 55 e 79 anos, foram notificados 727 casos incidentes de câncer de pâncreas ao longo de 18 anos de acompanhamento. A regressão de Cox foi utilizada para estimar razões de risco (HR) e intervalos de confiança (IC) de 95% para associações entre AINEs e risco de câncer de pâncreas.

Resultados

Em relação ao não uso, o uso consistente de qualquer AINE foi inversamente associado ao risco de câncer de pâncreas (HR 0,71, IC 95%: 0,59-0,87), impulsionado principalmente por fortes associações para o uso de aspirina (HR 0,67, IC 95%: 0,52). -0,86). O uso total ou individual de AINEs sem aspirina não foi associado ao câncer de pâncreas.

Após análise estratificada, foram observadas associações mais fortes para AINEs entre participantes com diabetes prevalente (HR 0,28, IC 95%: 0,10-0,75) em relação àqueles sem (HR 0,75, IC 95%: 0,61-0,92; interação P = 0,03).

“Este estudo acrescenta evidências existentes de estudos prospectivos e ensaios clínicos que sugerem que o uso de aspirina pode proporcionar benefícios moderados na prevenção do câncer de pâncreas”, afirmaram os autores, acrescentando que são necessários grandes estudos prospectivos adicionais com avaliação criteriosa do tipo, dose e frequência dos AINEs para investigar melhor a possibilidade de benefício adicional entre indivíduos diagnosticados com diabetes.

Referência:

Theodore M. Brasky, Leah R. Jager, Alison M. Newton, Xilin Li, Holli A. Loomans-Kropp, John L. Hays, Karen L. Margolis, Juhua Luo; Use of non-steroidal anti-inflammatory drugs and pancreatic cancer risk in the Women’s Health Initiative. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev 2024; https://doi.org/10.1158/1055-9965.EPI-24-0305