O oncologista Andre Murad explica a função da primase e do primer de RNA na síntese de DNA. Confira, em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’.
Por André Marcio Murad*
A enzima primase é responsável por sintetizar uma porção de RNA, chamado de primer. Nessa etapa, vários primers são gerados e vão se unindo à cadeia para se iniciar a síntese de DNA. A enzima DNA polimerase é a enzima de replicação responsável por ampliar a nova cadeia adicionando as bases nucleotídicas (A, C, G e T).
As DNA polimerases não são capazes de iniciar a produção de uma nova fita usando apenas o molde de DNA. Dessa forma, é aderido a este molde, o primer-iniciador, que foi sintetizado por uma RNA Polimerase (primase). A partir de então, é capaz de disponibilizar uma extremidade 3' livre para que a DNA polimerase dê continuidade ao processo, sendo o primer então retirado e substituído por DNA.
A síntese de DNA a partir de um primer
Uma DNA polimerase alonga uma fita de polinucleotídeo ligando covalentemente novos nucleotídeos a uma fita preexistente. No entanto, ele não pode iniciar esse processo sem um pequeno fio "iniciador", chamado de primer. O iniciador de RNA é complementar ao molde de DNA e é sintetizado um nucleotídeo por vez pela enzima primase. Depois que a primase adiciona um primer, a fase de alongamento da replicação começa, com a DNA polimerase adicionando nucleotídeos à extremidade 3' do primer e continuando até que a replicação dessa seção do DNA seja concluída. A DNA polimerase continua a sintetizar DNA até ficar sem molde. Em seguida, o primer de RNA é degradado, o DNA é adicionado em seu lugar (por uma DNA polimerase diferente) e os fragmentos de DNA resultantes são conectados pela ação de outras enzimas. Quando a replicação do DNA está completa, cada novo filamento consiste apenas em DNA.