Em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista Andre Murad (foto) explica as diferenças entre o DNA nuclear (nDNA) e o DNA mitocondrial. Confira.
Por André Marcio Murad*
- Localização:
o DNA nuclear (nDNA) é encontrado no núcleo da célula, enquanto o DNA mitocondrial (mtDNA) está localizado na mitocôndria.
- Estrutura:
o nDNA é linear e organizado em cromossomos, enquanto o mtDNA é circular, semelhante aos genomas bacterianos.
- Herança:
o nDNA é herdado de ambos os pais, enquanto o mtDNA é herdado quase que exclusivamente da mãe.
- Número de cópias:
cada célula contém duas cópias de nDNA (uma de cada genitor), mas o mtDNA existe em várias cópias por mitocôndria, com centenas a milhares por célula.
- Tamanho:
o nDNA é grande, com cerca de 3 bilhões de pares de bases em humanos, enquanto o mtDNA é muito menor, contendo cerca de 16.500 pares de bases.
- Função:
o nDNA codifica a maior parte do material genético, regulando características e funções corporais. O mtDNA ajuda principalmente a produzir proteínas essenciais para a respiração celular (produção de ATP).
- Taxa de mutação:
o nDNA tem uma taxa de mutação menor devido a mecanismos de reparo eficientes, enquanto o mtDNA sofre mutações com mais frequência devido ao estresse oxidativo e capacidades limitadas de reparo.
*André Murad é diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, professor adjunto coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG, e oncologista e oncogeneticista da Clínica OncoLavras