Em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’, o oncologista André Murad (foto) aborda o sistema antígeno leucocitário humano, ou HLA (Human leukocyte antigen), que codifica proteínas de superfície que reconhecem e apresentam antígenos próprios ou externos para o sistema imune adaptativo humano. Confira.
Por André Marcio Murad*
O conjunto de genes HLA abrange aproximadamente 4 megabases (Mb) e se localiza no locus 21 do braço curto (p) do cromossomo humano 6. Esta região genômica contém vários genes que codificam proteínas envolvidas na apresentação de antígenos e na resposta imunológica.
Esse conjunto (ou "cluster") de genes é vital para a funcionalidade do sistema imunológico e tem implicações significativas em áreas como transplante, doenças autoimunes, imunologia e imunoterapia do câncer e em doenças infecciosas.
O conjunto inclui genes para proteínas do Complexo Principal de Histocompatibilidade classe I (MHC-I), que por sua vez são essenciais na apresentação de antígenos intracelulares a células T citotóxicas. Ele também contém genes para proteínas do Complexo Principal de Histocompatibilidade classe II (MHC-II), as quais apresentam antígenos extracelulares às células T auxiliares.
Além disso, o conjunto de genes HLA abrange genes associados a outras funções relacionadas ao sistema imunológico classificadas na classe III. Esses genes incluem:
-C4A e C4B: componentes do sistema do complemento envolvidos na resposta imunológica.
-CFB: outro componente do complemento que contribui para a ativação de sua cascata.
-C2: um componente do complemento envolvido na sua via clássica de ativação.
-LTB e LTA: genes que codificam linfotoxina-beta e linfotoxina-alfa, que desempenham papéis na regulação imunológica e inflamação.
-TNF: codifica o fator de necrose tumoral-alfa, uma citocina envolvida na inflamação sistêmica e na resposta imunológica.
-MICB: um gene que codifica a proteína B relacionada à cadeia de classe I do MHC, envolvida no reconhecimento de células estressadas ou infectadas.
*André Murad é diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, professor adjunto coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG, e oncologista e oncogeneticista da CETTRO Oncologia (DF)