Onconews - Entendendo os quatro níveis estruturais de uma proteína

O oncologista André Murad (foto) explica a estrutura de uma proteína e a importância do formato para sua função individual. Confira, em mais um tópico da coluna ‘Drops de Genômica’.

Por André Marcio Murad*

A estrutura de uma proteína é criticamente importante para sua função. Existem quatro níveis de estrutura de proteína, cada um construído sobre a fundação estabelecida pelo nível anterior.

O formato de uma proteína é muito importante para sua função. Para entender como uma proteína obtém seu formato ou conformação final, precisamos entender os quatro níveis de estrutura da proteína: primário, secundário, terciário e quaternário.

Os quatro níveis de estrutura de proteína: primário, secundário, terciário e quaternário. A estrutura se torna mais complexa à medida que os níveis aumentam e é essencial para a função da proteína.

A sequência de uma proteína é determinada pelo DNA do gene que codifica a proteína (ou que codifica uma porção da proteína, para proteínas multissubunitárias). Uma mudança na sequência de DNA do gene pode levar a uma mudança na sequência de aminoácidos da proteína. Mesmo mudar apenas um aminoácido na sequência de uma proteína pode afetar a estrutura e a função geral da proteína.

drops proteina

 

*André Murad é diretor científico do Grupo Brasileiro de Oncologia de Precisão (GBOP), diretor clínico da Personal - Oncologia de Precisão e Personalizada, professor adjunto coordenador da Disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG, e oncologista e oncogeneticista da Clínica OncoLavras