Onconews - Brasil estuda biomarcadores no câncer de próstata

Prostata 2017 NET OK 1O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) é o patrocinador de estudo prospectivo que avalia biomarcadores de pacientes com câncer de próstata resistente à castração metastático (mCPRC) em tratamento com docetaxel seguido de enzalutamida (Xtandi®).

O estudo tem a colaboração da Astellas Pharma e prevê a inscrição de 30 participantes. Todos receberão tratamento padrão com docetaxel 75 mg / m2 a cada 3 semanas, até 10 ciclos. Após a progressão, os participantes receberão enzalutamida 160 mg diariamente, até toxicidade limitante ou progressão da doença.

Para análise de biomarcadores, os participantes serão submetidos à coleta seriada de sangue pré e pós-terapia. O objetivo principal do estudo é avaliar a associação do status AR-V7 e alterações do gene do receptor de andrógeno (AR) como marcador de resposta do PSA ao tratamento com docetaxel e enzalutamida. Dados consolidados são aguardados para dezembro de 2021.

ClinicalTrials.gov: NCT03700099

Prospective Biomarker Analysis of Patients With Metastatic Castration-resistant Prostate Cancer (mCRPC) Undergoing Sequential Treatment With Docetaxel and Enzalutamide

Sponsor: Instituto do Cancer do Estado de São Paulo

Collaborator: Astellas Pharma Inc