Cristiano de Pádua Souza (foto) é o investigador principal de estudo de Fase II aberto a recrutamento no Hospital de Câncer de Barretos, que avalia carboplatina neoadjuvante no câncer de mama triplo-negativo.
O câncer de mama é a neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil e no mundo e até 15% de todos os casos diagnosticados correspondem ao subtipo triplo negativo. Mulheres jovens com mutações germinativas nos genes BRCA 1/2 são bastante afetadas e ainda não há consenso sobre o tratamento mais eficaz para esse subgrupo de tumores. Aqui, a proposta do investigador é um estudo prospectivo, randomizado, aberto, de fase II, para avaliar a taxa de resposta patológica completa, sobrevida livre de doença, sobrevida global e avaliação prognóstica do status da mutação BRCA1 / 2 em mulheres com câncer de mama triplo negativo submetidas a quimioterapia neoadjuvante à base de antraciclina e taxano, com ou sem carboplatina.
"O estudo permite avaliar o status do BRCA como marcador prognóstico e preditor de resposta patológica completa, além da pesquisa de outros biomarcadores preditores de resposta patológica completa com quimioterapia à base de antraciclina e taxanos, com ou sem acréscimo da carboplatina. Vale ressaltar que não existe nenhum estudo clínico com pesquisa de biomarcadores preditores de resposta patológica completa com quimioterapia sem terapia-alvo ou algum anticorpo monoclonal associado", afimou Souza.
O desenho do estudo prevê a inclusão de 150 pacientes e a expectativa é consolidar os dados para análise até dezembro de 2022.
O estudo é patrocinado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), do Ministério da Saúde.
ClinicalTrials.gov: NCT02978495
Neoadjuvant Carboplatin in Triple Negative Breast Cancer - A Prospective Phase II Study (NACATRINE Trial)
Sponsor: Barretos Cancer Hospital
Information provided by (Responsible Party): Cristiano de Pádua Souza, MD, PhD, Barretos Cancer Hospital