O agente crizotinibe (Xalkori®, da Pfizer), indicado para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão com uma mutação genética específica (ALK), mostrou-se eficaz também na redução da atividade tumoral em pacientes com uma forma ainda mais rara da doença, a mutação ROS1. É o que mostra o estudo apresentado na ESMO 2014, liderado por Alice Tsang Shaw, do Massachusetts General Cancer Center Hospital, em Boston.
No estudo, 50 pacientes com câncer de pulmão não-pequenas células com rearranjo do gene ROS1 receberam crizotinibe. O agente levou a uma diminuição significativa do tumor em 36 deles (72%) e interrompeu a progressão do tumor em outros 9 pacientes da amostra.
O crizotinibe (Xalkori®) foi aprovado para o tratamento de pacientes com CPNPC com mutação do gene ALK. Agora, o estudo europeu mostra a atividade desse agente terapêutico em outro subgrupo molecular. "Este é o primeiro estudo definitivo para estabelecer a atividade de crizotinibe em um grande grupo de pacientes com câncer de pulmão ROS1 positivo, o que confirma mais um alvo terapêutico", disse Alice.
A duração média de resposta à droga oral foi de 17,6 meses, quando metade dos pacientes ainda estava recebendo tratamento, permanecendo sem evidência de progressão do tumor, disseram os pesquisadores. "As remissões induzidas por crizotinibe em pacientes ROS1-positivo são bastante prolongadas", esclareceu a pesquisadora.
O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine, na edição online de 27 de setembro.
A Pfizer continua a apoiar a investigação clínica e novos estudos serão conduzidos com Xalkori® em pacientes com rearranjos ROS1 para entender melhor a atividade nesta população.
A cada ano, cerca de 1,5 milhão de novos casos de CPNPC são diagnosticados em todo o mundo.
Referência: Crizotinib in ROS1-Rearranged Non–Small-Cell Lung Cancer
Alice T. Shaw, M.D., Ph.D., Sai-Hong I. Ou, M.D., Ph.D., Yung-Jue Bang, M.D., Ph.D., D. Ross Camidge, M.D., Ph.D., Benjamin J. Solomon, M.B., B.S., Ph.D., Ravi Salgia, M.D., Ph.D., Gregory J. Riely, M.D., Ph.D., Marileila Varella-Garcia, Ph.D., Geoffrey I. Shapiro, M.D., Ph.D., Daniel B. Costa, M.D., Ph.D., Robert C. Doebele, M.D., Ph.D., Long Phi Le, M.D., Ph.D., Zongli Zheng, Ph.D., Weiwei Tan, Ph.D., Patricia Stephenson, Sc.D., S. Martin Shreeve, M.D., Ph.D., Lesley M. Tye, Ph.D., James G. Christensen, Ph.D., Keith D. Wilner, Ph.D., Jeffrey W. Clark, M.D., and A. John Iafrate, M.D., Ph.D.
Disponível em http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1406766?query=featured_home