O oncologista brasileiro William Nassib William (foto), chefe da seção de Cabeça e Pescoço do MD Anderson Cancer Center, foi o primeiro autor de estudo apresentado na ASCO 2017 na sessão de poster do dia 5 de junho, que avaliou o uso de erlotinibe em carcinoma escamoso de cabeça e pescoço em pacientes com doença metastática, virgens de tratamento (Abstract 6017).
“É um estudo randomizado, duplo-cego, placebo-controlado, de instituição única, que comparou platina e docetaxel mais placebo versus platina e docetaxel mais erlotinibe”, explica William. O estudo alcançou o endpoint primário de sobrevida livre de progressão, com mediana de 4,4 meses no grupo-controle versus 6,1 meses no grupo experimental (p=0,26).
“Como análises secundárias também verificamos ganho de sobrevida global, com mediana de 13,7 meses no grupo-controle versus 17,0 meses no grupo experimental (p=0,07), certamente um aumento de eficácia clinicamente relevante, com sobrevida em dois anos de 39% no grupo experimental versus 21% no grupo-controle”.
O estudo foi tema da sessão de Poster Discussion e mostra novas perspectivas no tratamento do câncer de cabeça e pescoço.
Ouça o depoimento do oncologista William Nassib William sobre os resultados do estudo:
{audio}files/wwillian050617.MP3{/audio}
Referência:Poster Board: #5 • Abstract 6017
Randomized, double-blind, placebo-controlled, phase II trial of first-line platinum/docetaxel with or without erlotinib (E) in patients (pts) with recurrent and/or metastatic (R/M) head and neck squamous cell carcinomas (HNSCCs).
William Nassib William, MD - First Author
The University of Texas MD Anderson Cancer Center
Discussed at the Poster Discussion Session on Monday, June 5, 2017, 4:45 PM - 6:00 PM, at S406
Leia mais: KAMILLA: TDM-1 no câncer de mama HER2
Oncogenética no câncer de ovário platino-resistente
Imunoterapia no câncer de células renais metastático
Variações regionais e sobrevida global no câncer renal
Imuno-oncologia: custo e acesso no Brasil
Genes de suscetibilidade ao câncer de mama
Presença brasileira na ASCO 2017
Prevenção e gestão do câncer: um desafio global
Presença brasileira na ASCO
ASCO 2017