O oncologista Paulo Bergerot (foto), do City of Hope, é autor de estudo de fase I que pretende avaliar o efeito biológico do Clostridium butyricum (CBM588) em combinação com nivolume e ipilimumabe em pacientes com carcinoma de células renais metastático. O estudo foi selecionado para sessão ‘Trials in Progress’ do Simpósio ASCO GU.
“Esse é o primeiro estudo clínico intervencional para avaliar a segurança da intervenção na microbiota intestinal em pacientes com câncer renal. O protocolo foi desenvolvido durante o Vail Workshop, uma associação entre a AACR e a ASCO que reúne 100 residentes e jovens oncologistas para uma imersão em pesquisa clínica”, explica Bergerot.
A combinação dos inibidores de checkpoint imune nivolumabe e ipilimumabe é o padrão de tratamento para pacientes com carcinoma renal de células claras de risco intermediário/baixo. Embora os dados sejam encorajadores, menos de 50% dos pacientes atingem resposta parcial ou completa com a combinação, e aproximadamente 20% progridem nesse regime. Estudos mostraram que a resposta aos inibidores de checkpoint pode ser modulada pelo microbioma intestinal (Routy et al Science 2018) e que certas bactérias intestinais (por exemplo, Bifidobacterium spp) podem predispor à resposta (Caitano et al ASCO GU 2017).
CBM588 é uma cepa de Clostridium butyricum, um bacilo Gram-positivo que produz ácidos graxos de cadeia curta. Promove o crescimento de bactérias intestinais comensais como Bifidobacterium, Lactobacillus e Bacteroides spp, e demonstrou aumentar as células Th1 e a produção de IL-10 com efeitos imunomoduladores.
Métodos
Nesse estudo de fase I de instituição única, os pacientes serão randomizados para um dos dois grupos de tratamento. O braço experimental receberá a dose/esquema padrão para nivo / ipi (3 mg/kg / 1 mg/kg Q3w por 12w, seguido de nivo isolado Q4w) mais CBM588 (60 mg PO 3x/d). O braço de controle receberá nivo/ipi na dose/esquema padrão. Os principais critérios de elegibilidade incluem CCRm de risco intermediário/baixo, nenhuma antibioticoterapia concomitante e nenhum tratamento sistêmico prévio.
O objetivo principal é determinar o efeito biológico do CBM588 + nivo/ipi na modulação do microbioma intestinal, medido pela mudança no Bifidobacterium spp e no índice de Shannon (uma medida da diversidade de microbiomas). Os objetivos secundários incluem eficácia clínica (sobrevida livre de progressão pelo RECIST 1.1) e avaliação dos efeitos da modulação imune sistêmica por meio da análise de Tregs circulantes, MDSCs e citocinas/quimiocinas circulantes.
Amostras de fezes e correlatos séricos serão coletados nas semanas 1 e 13 do tratamento. Um teste t de dois grupos com um erro de tipo I unilateral de 0,05 será utilizado para avaliar os parâmetros principais do estudo.
O estudo é financiado pela Osel, Inc (NCT03829111).
Referência: Abstract tps764 - A phase I trial to assess the biologic effect of CBM588 (Clostridium butyricum) in combination with nivolumab plus ipilimumab (nivo/ipi) in patients with metastatic renal cell carcinoma (mRCC). - Paulo Gustavo Bergerot et al - J Clin Oncol 38, 2020 (suppl 6; abstr TPS764)