Onconews - A variante KRAS G12C na oncologia GI

trato gastro 21 2 bxTrês estudos mapeando a prevalência de mutações KRAS em tumores do trato gastrointestinal, com foco específico na mutação KRAS G12C e nos resultados dos pacientes, integram o programa científico do 23º Congresso Mundial ESMO de Câncer Gastrointestinal, realizado de 30 de junho a 3 de julho, em edição online.

Estudo que considerou uma grande população de pacientes, apresentado por Mohamed L. Salem, do Levine Cancer Institute, EUA, buscou caracterizar as variantes da mutação KRAS e determinar sua prevalência em tumores gastrointestinais. O trabalho foi selecionado para apresentação oral e revisa retrospectivamente dados de mais de 17 mil pacientes para determinar a prevalência das diferentes variantes do KRAS em tumores GI, incluindo G12C e alterações genômicas associadas.

Pesquisadores japoneses também apresentam novas evidências sobre as variantes KRAS, em estudo de Yuki Matsubara do Departamento de Oncologia Clínica do Aichi Cancer Center Hospital, em Nagoya. Nesta análise retrospectiva, Matsubara e colegas mostram que pacientes com câncer colorretal e mutação KRAS G12C tiveram sobrevida menor após a quimioterapia de primeira linha.

Emerik Österlund, estudante de doutorado na Universidade de Uppsala, e colegas da Finlândia, Suécia e Noruega avaliaram a prevalência de mutações KRAS e KRAS G12C em 1441 pacientes com câncer colorretal metastático, com dados inéditos apresentados na ESMO-GI 2021.

A prevalência da variante KRAS G12C difere entre os tipos e subtipos de tumores do trato gastrointestinal e pode amparar decisões de tratamento. Dados de Salem e colegas indicam que o KRAS G12C foi mais frequentemente observado em pacientes com câncer de apêndice, colorretal, intestino delgado, câncer biliar e pancreático, mas não foi detectado no carcinoma de pequenas células do esôfago ou canal anal.

Na análise de Österlund e colegas, a mutação KRAS G12C foi mais comum no câncer de cólon esquerdo em comparação com outras mutações do KRAS. As metástases peritoneais foram menos frequentes, ao contrário das metástases pulmonares, que nesta análise foram mais comuns em pacientes com mutação KRAS G12C na comparação com outras mutações do KRAS.

Referências:

O–3. Salem M, El-Refai S, Sha W, et al. Characterization of KRAS mutation variants and prevalence of KRAS-G12C in gastrointestinal malignancies. ESMO World Congress on Gastrointestinal Cancer 2021

SO-14. Matsubara Y, Masuishi T, Fushiki K, et al. The prognostic impact of KRAS G12C mutation in patients with metastatic colorectal cancer: a multicenter retrospective observational study. ESMO World Congress on Gastrointestinal Cancer 2021

SO–13. Osterlund E, Muhonen T, Ristimäki A, et al. KRAS-G12C mutations in a Nordic cohort of 1441 metastatic colorectal cancer patients. ESMO World Congress on Gastrointestinal Cancer 2021