Onconews - Datopotamab deruxtecan apresenta resultados promissores no câncer de mama triplo negativo

mama 2020 bxResultados preliminares do estudo de Fase 1 TROPION-PanTumor01 demonstram que o conjugado anticorpo-droga Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) tem atividade antitumoral promissora e perfil de segurança gerenciável no câncer de mama triplo negativo (TNBC) e no câncer de pulmão de células não pequenas. Agora, em General Session no SABCS 2021 os autores atualizaram os resultados em pacientes com TNBC, confirmando o benefício de Dato-DXd nessa população.

Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) é um conjugado anticorpo-droga que consiste em um anticorpo monoclonal anti-TROP2 IgG1 humanizado combinado a um potente inibidor da topoisomerase I, através de um ligante clivável baseado em tetrapeptídeo estável.

Neste estudo multicêntrico, aberto, de fase 1 (TROPION-PanTumor01/NCT03401385) o objetivo é avaliar Dato-DXd em pacientes com tumores sólidos previamente tratados. Com base no escalonamento de dose e nos resultados em pacientes com CPCNP, Dato-DXd 6 mg / kg por via intravenosa a cada 3 semanas está sendo avaliado em pacientes com câncer de mama triplo negativo avançado / metastático e no câncer de mama HR + / HER2− em pacientes que recidivaram ou progrediram às terapias padrão. Dois pacientes com TNBC receberam Dato-DXd 8 mg / kg antes da seleção de 6 mg / kg para expansão da dose. A análise de segurança e eficácia considerou taxa de resposta objetiva (ORR) por RECIST versão 1.1 por revisão central independente e cega. 

Resultados

Na data do corte de dados (6 de abril de 2021), os autores descrevem que 43 pacientes com TNBC haviam recebido ≥1 dose de Dato-DXd, sendo que 27 pacientes (63%) continuaram e 16 (37%) descontinuaram o tratamento por progressão da doença. A idade média foi de 53 anos (variação, 32-82 anos). Quarenta e um pacientes (95%) receberam ≥2 linhas prévias de tratamento; 19 pacientes (44%) receberam imunoterapia anterior e 7 (16%) receberam sacituzumab govitecan.

A duração mediana do tratamento foi de 2,8 meses (variação, 0,7-6,9 meses). O acompanhamento mediano foi de 3,9 meses (variação, 0,3-9,2 meses). Entre 38 pacientes avaliáveis para resposta, a ORR por revisão independente foi de 39% (15 respostas parciais [PR]), com 12 confirmadas e 3 pendentes de confirmação. A taxa de controle da doença foi de 84% (32/38). O tempo médio para resposta foi de 1,35 meses (1,2-3,2 meses) para os 12 pacientes com resposta parcial confirmada.

Em relação ao perfil de segurança, eventos adversos emergentes do tratamento (de qualquer grau, grau ≥3) foram observados em 95% e 35% dos pacientes, respectivamente; 2 eventos foram grau 4 e 0 grau 5. Os eventos mais comuns (qualquer grau [≥30%], grau ≥3) relacionados ao tratamento incluíram náusea (58%, 0%), estomatite (53%, 9%), alopecia (35%, N / A), vômitos (35%, 2%) e fadiga (33%, 7%). Um paciente teve neutropenia grau 3. Nenhum caso de diarreia de grau ≥3 foi observado, assim como nenhum caso de doença pulmonar intersticial relacionada ao tratamento foi relatado pelo comitê independente. Três pacientes tiveram interrupções de dose devido a estomatite, inflamação da mucosa, bronquite e dor musculoesquelética no peito. Nenhum paciente interrompeu o tratamento devido a eventos adversos.

“Os resultados preliminares mostraram que Dato-DXd demonstra atividade antitumoral promissora com perfil de segurança gerenciável em pacientes com TNBC avançado / metastático previamente tratados”, concluem os autores.

Referência: Publication Number: GS1-05 Datopotamab deruxtecan in advanced/metastatic HER2- breast cancer: Results from the phase 1 TROPION-PanTumor01 study - Ian Krop et al.