TRYbeCA-1 é um ensaio de Fase 3 randomizado e aberto que avaliou eryaspase combinado com quimioterapia em pacientes com adenocarcinoma avançado de pâncreas que progrediram a uma terapia sistêmica anterior. Estudo de Fase 2b mostrou benefício de sobrevida global (SG) e sobrevida livre de progressão (SLP) com eryaspase mais quimioterapia nessa população de pacientes. Agora, novos dados apresentados em sessão oral no ASCO GI 2022 mostram que o estudo não alcançou significância estatística e não conseguiu demonstrar ganho de sobrevida global, apesar da tendência de benefício nominal de SG em um subgrupo de pacientes. Quem analisa os resultados é o oncologista Tulio Pfiffer (foto), oncologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Os pacientes foram randomizados 1:1 para receber a terapia com gencitabina/nab-paclitaxel ou irinotecano/fluorouracil (5FU) (dependendo do tratamento de primeira linha) com ou sem eryaspase, administrado como infusão IV no Dia 1 e Dia 15 de cada ciclo de 4 semanas. Os principais critérios de elegibilidade incluíram progressão durante ou após o tratamento sistêmico de primeira linha, status de desempenho ECOG 0 ou 1, doença em estágio III-IV, evidência documentada de progressão da doença, tecido tumoral disponível e função adequada do órgão. O endpoint primário foi sobrevida global (SG)
Resultados
Foram incluídos 512 pacientes com características bem equilibradas entre os braços de tratamento. O estudo não atingiu o endpoint primário de sobrevida global [HR: 0,92 (intervalo de confiança de 95% (IC), 0,76-1,11), valor de p 0,375]. A mediana de SG para pacientes tratados com eryaspase mais quimioterapia foi de 7,5 meses (IC 95%, 6,5-8,3), em comparação com 6,7 meses (IC 95%, 5,4-7.5) no braço de quimioterapia.
No entanto, os autores descrevem tendência de benefício nominal do SG em 107 pacientes tratados com eryaspase e irinotecano-5FU em comparação com 109 pacientes no subgrupo controle, com SG mediana de 8,0 meses versus 5,7 meses, respectivamente [HR: 0,81 (IC 95%: 0,60–1,09)].
A SLP mediana foi de 3,7 meses vs. 3,5 meses para eryaspase e controle, respectivamente [HR: 0,89 (IC 95%: 0,73-1,07), valor p 0,215]. A taxa de controle da doença foi de 57,6% e 49,0% (p-valor 0,047) nos braços eryaspase e controle, respectivamente.
Em relação ao perfil de segurança, os eventos adversos mais comuns no braço de eryaspase foram astenia, diarreia e anemia (Grau 3-4: 16,9%, 7,66% e 17,3%, respectivamente). A eryaspase não pareceu aumentar a toxicidade da quimioterapia.
“Este grande estudo prospectivo não atingiu o objetivo primário de melhorar a SG em pacientes tratados com eryaspase. A adição de eryaspase demonstrou, no entanto, um perfil bem tolerado e um benefício de sobrevida encorajador no subgrupo irinotecano/5FU, justificando uma investigação mais aprofundada”, avaliam os autores.
Pfiffer ressalta que um aspecto muito interessante desse estudo é o racional biológico inovador da eryaspase. “Sabemos que o câncer de pâncreas está em ambiente hipóxico, pobre em nutrientes. Dessa forma ele depende de aspargina e glutamina. Eryaspase consiste em infundir "E. Coli Aspareginase" dentro de células vermelhas compatíveis com paciente. Uma vez na circulação sanguínea do paciente, a "E. Coli Aspareginase" protegida dentro da hemácia degrada aspargina e glutamina no ambiente tumoral”, esclarece. “Infelizmente o estudo foi negativo. Porém, interferir no microambiente tumoral é uma linha de pesquisa promissora para combater câncer de pâncreas", conclui.
Informações sobre o ensaio clínicoTrybeca-1 na plataforma ClinicalTrials.gov: NCT03665441.
Referência: Trybeca-1: A randomized, phase 3 study of eryaspase in combination with chemotherapy versus chemotherapy alone as second-line treatment in patients with advanced pancreatic adenocarcinoma (NCT03665441).
First Author: Pascal Hammel, PhD, MD
Meeting: 2022 ASCO Gastrointestinal Cancers Symposium
Session Type: Oral Abstract Session
Session Title: Oral Abstract Session B: Cancers of the Pancreas, Small Bowel, and Hepatobiliary Tract
Track: Pancreatic Cancer
Subtrack: Therapeutics
Abstract #: 518
Clinical Trial Registry Number: NCT03665441
DOI: 10.1200/JCO.2022.40.4_suppl.518