Onconews - Diferenças clínicas e patológicas entre HER2-Low e outros subtipos de câncer de mama

andre mattar jpgAndré Mattar (foto), chefe da Mastologia do Hospital Perola Byington, é primeiro autor de estudo brasileiro apresentado no San Antonio Breast Cancer Symposium, em análise que discute diferenças clínicas e patológicas entre HER2-Low e outros subtipos de câncer de mama.

HER2 é um receptor de tirosina-quinase pertencente à família do receptor epidérmico humano e é considerado importante proto-oncogene na biologia do carcinoma de mama. A superexpressãp HER2 é determinada por uma pontuação de +3 no ensaio de imuno-histoquímica (IHC). Os tumores com resultados IHC de +1 ou +2 com ISH negativo são definidos como HER2-low.

Estudos recentes mostram as características clínico-patológicas dos tumores HER2-low e novas possibilidades de tratamento para esses pacientes. Mattar et al. buscaram avaliar a frequência e o quadro clínico-patológico, identificando diferenças entre os subtipos de câncer, bem como a sobrevida desses pacientes.

Foram incluídos pacientes com câncer de mama diagnosticados entre 1987 e 2021 no Hospital Perola Byington, com informações disponíveis no banco de dados. Indivíduos com doença bilateral foram excluídos da análise. O endpoint primário foi sobrevida global e estratificada por subtipo de câncer. Endpoints secundários incluíram diferenças clínico-patológicas entre os subtipos de câncer e a probabilidade de morte.

Tanto o teste t quanto o teste do qui-quadrado foram utilizados para analisar a associação de cada variável entre os grupos. A análise multivariada foi usada para calcular odds ratio (OR) e intervalos de confiança de 95% (IC) para o desfecho de sobrevida. 

Resultados

Um total de 11.234 pacientes foi incluído na análise: 4.541 (40,42%) tinham subtipo Luminal, 2.955 (26,30%) HER2 Low, 2.242 (19,96%) subtipo triplo negativo e 1.496 (13,32%) superexpressão HER2. Idade, etnia autorreferida, IMC, presença de comorbidades, estágio clínico, grau nuclear, grau histológico, história familiar, radioterapia, quimioterapia, cirurgia, local, recorrência sistêmica e óbito mostraram diferenças estatisticamente significativas entre os subtipos de câncer.

mattar sabcs22

Na regressão multivariada (ajustada para as demais características avaliadas), os pacientes com superexpressão HER2 apresentaram probabilidade de morte 44,8% maior do que pacientes com HER2 Low (OR 1,448, IC 95% 1,046-2,004, p=0,026), enquanto pacientes com câncer triplo negativo tiveram probabilidade 26,1% menor de evoluir para morte quando comparados com pacientes HER2 Low (OR 0,739, IC 95% 0,562-0,969, p=0,0229). O subtipo luminal não apresentou diferença estatisticamente significativa quando comparado ao paciente HER2 Low. A sobrevida global mostrou diferença estatisticamente significativa entre os subtipos, com mediana de 12 anos para luminal HR 0,816 (0,73-0,913), 15 anos para superexpressão HER2 HR 1,154 (1,003-, 327) e nenhuma diferença estatística para triplo negativo HR 0,978 (0,859-1,114) em comparação com 12 anos para HER2 Low.

“Este estudo de pacientes com câncer de mama demonstra diferenças significativas entre os subtipos de câncer, com maior probabilidade de progressão para morte em pacientes com superexpressão de HER2, enquanto pacientes com subtipo luminal tiveram probabilidade menor quando comparados ao HER2 Low”, concluem os autores, acrescentando que mais estudos são necessários para esclarecer o impacto dessas diferenças entre os subtipos na resposta ao tratamento.

Este trabalho tem participação dos co-autores Andressa Amorim, Marina Diogenes e Jorge Shida, além do autor senior Luiz Henrique Gebrim, diretor do Hospital Perola Byington.

Referência: P1-04-17: Clinical and pathological differences between HER2 Low and other cancer subtypes in breast cancer patients - Presenting Author(s): Andre Mattar, Head Of Mastology - Hospital Perola Byington