Jovens adultos com câncer de pulmão são significativamente mais propensos a serem diagnosticados em estágios mais avançados da doença em comparação com adultos mais velhos. Os resultados são de estudo selecionado para apresentação oral no 2022 World Conference on Lung Cancer (WCLC 2022). “Nossos achados ilustram a necessidade de desenvolver estratégias para aumentar a detecção precoce do câncer de pulmão entre os pacientes mais jovens que atualmente não são elegíveis para o rastreamento do câncer de pulmão”, destacaram os autores.
As diretrizes de triagem de câncer de pulmão nos Estados Unidos são estabelecidas para rastrear adultos de alto risco com mais de 50 anos, tornando os adultos mais jovens inelegíveis para triagem e, potencialmente, levando a grandes disparidades no estágio do câncer de pulmão ao diagnóstico entre pacientes mais jovens e mais velhos.
Durante a última década, pacientes com mais de 50 anos experimentaram uma mudança significativa para o diagnóstico da doença em estágios, provavelmente devido ao início do rastreamento do câncer de pulmão no país.
Para essa análise, foram identificados pacientes com idade entre 20 e 79 anos no banco de dados Surveillance Epidemiology End Results (SEER) e National Cancer Database (NCDB) diagnosticados com câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) entre 2010 e 2018. Os pacientes foram agrupados em intervalos de idade de 10 anos (por exemplo, 20-29, 30-39, 40-49, 50-59, 60-69, 70-79). Usando o banco de dados SEER, o número de casos de câncer de pulmão diagnosticados entre 2010 e 2018 foi estimado para cada faixa etária. Usando o NCDB, foi avaliada a proporção de pacientes diagnosticados com CPCNP estágio IV em 2010 vs. 2018 por faixa etária. Um modelo de regressão logística ordinal multivariável foi usado para avaliar as mudanças ano a ano nas chances de ser diagnosticado com estágios mais precoces da doença para cada faixa etária.
Os pesquisadores demonstraram que entre 2010 e 2018, havia uma estimativa de 1.328, 5.682 e 39.323 casos de câncer de pulmão diagnosticados entre indivíduos de 20 a 29, 30 a 39 e 40 a 49 anos nos Estados Unidos, respectivamente. Mais de 75% dos pacientes com idade entre 20-29 foram diagnosticados com doença em estágio IV em comparação com apenas 40% dos pacientes com idade entre 70-79.
A porcentagem de câncer de pulmão diagnosticado no estágio IV entre pacientes com menos de 50 anos não mudou de 2010 para 2018, enquanto a porcentagem de câncer de pulmão diagnosticado no estágio IV entre pacientes com mais de 50 anos diminuiu significativamente durante esse período.
“Nesta análise nacional, descobrimos que pacientes mais jovens com câncer de pulmão são significativamente mais propensos do que pacientes mais velhos a serem diagnosticados com estágios mais avançados da doença. Durante a última década, os pacientes com mais de 50 anos experimentaram uma mudança significativa para o diagnóstico em estágios mais iniciais da doença, provavelmente devido ao início do rastreamento do câncer de pulmão nos EUA. Esses achados ilustram a necessidade de desenvolver estratégias para aumentar a detecção precoce do câncer de pulmão entre os pacientes mais jovens que atualmente não são elegíveis para o rastreamento da doença”, concluíram os autores.
Referência: OA05.06 - Early Diagnosis of Lung Cancer Among Younger vs. Older Adults: Widening Disparities in the Era of Lung Cancer Screening - Presenter: Alexandra Leigh Potter