O recrutamento de populações sub-representadas - minorias raciais e étnicas, mulheres, populações rurais e populações mais jovens e mais velhas - tem sido historicamente baixo na pesquisa clínica. Em 2018, a Alliance for Clinical Trials in Oncology (Alliance), iniciou uma estratégia em parceria com o National Cancer Institute (NCI) para aumentar a participação de minorias sub-representadas por raça e etnia (URMs) nos ensaios conduzidos pela Alliance. Os resultados foram tema de Poster Discussion no ASCO 2023 e demonstram o êxito da iniciativa.
A coordenação da Alliance estabeleceu a meta de aumentar em 20% a participação de minorias raciais e étnicas em todos os ensaios clínicos. O Comitê de Disparidades em Saúde (HDC, da sigla em inglês) implementou várias estratégias ao longo do tempo, incluindo a promoção de lideranças; financiamento de investigadores juniores e projetos especiais com foco em populações sub-representadas; grupos de trabalho para populações específicas; co-presidentes do HDC para protocolos selecionados; serviços de tradução de materiais voltados para pacientes; abertura de estudos em locais minoritários mal atendidos; monitoramento em tempo real do recrutamento pela Alliance e por sites do NCI Community Oncology Research Program (NCORP); protocolos que abordam objetivos para populações específicas; fechamento de registro de protocolo para populações majoritárias, aumento do tamanho da amostra do estudo para inscrever participantes minoritários adicionais, possibilitando a análise dos efeitos da intervenção por subgrupos.
Resultados
Dados acumulados de 117 ensaios NCTN e NCORP liderados pela Alliance foram incluídos de 2014-2022. Ao longo do tempo, o recrutamento de minorias raciais e étnicas aumentou de 13,6% para 25,3% para tratamento e de 13% para 21,5% para ensaios de controle do câncer. Isso resulta em um aumento geral de 13,5% para 23,6% de URMs para todos os ensaios, uma melhoria de 74,8%.
“Abordagens para aumentar minorias sub-representadas levaram a um crescimento da participação dessas minorias nos ensaios da Alliance. As estratégias futuras incluem a implementação do Questionário de Pacientes da Alliance, para medir prospectivamente a prevalência de determinantes sociais específicos da saúde entre os pacientes inscritos, com o objetivo de expandir ainda mais a compreensão acerca das necessidades dessa população única inscrita nos ensaios da Alliance. Além disso, o recrutamento de mulheres, populações rurais e adultos jovens e idosos (65 anos ou mais) agora está sendo monitorado ao longo do tempo para aumentar todos as inscrições de populações sub-representadas”, destacam os autores.
Referência: Strategies to increase accrual of underrepresented populations in Alliance NCTN trials.
First Author: Electra D. Paskett
Meeting: 2023 ASCO Annual Meeting
Session Type: Poster Discussion Session
Session Title: Health Services Research and Quality Improvement
Track: Health Services Research and Quality Improvement
Sub Track: Healthcare Equity/Access to Care
Citation: J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 16; abstr 6509)
DOI: 10.1200/JCO.2023.41.16_suppl.6509
Abstract #: 6509 /Poster Bd # 1