Onconews - Cemiplimabe neoadjuvante mostra resultados no carcinoma escamoso de cabeça e pescoço

Aline Chaves NET OKEstudo piloto selecionado em Poster Discussion no ASCO`2023 sugere que a combinação de cemiplimabe neoadjuvante + quimioterapia com doublet de platina + cetuximabe é segura e eficaz no downstaging patológico de pacientes com carcinoma escamoso de cabeça e pescoço (HNSCC) locorregionalmente avançado (LA).  A combinação levou a um notável downstaging patológico, o que permitiu reduzir a extensão da cirurgia e omitir a radioterapia adjuvante, destacam os autores. A oncologista Aline Lauda Chaves (foto), presidente do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço (GBCP) e médica da DOM Oncologia, comenta os resultados.

Foram inscritos 10 pacientes (pts) com HNSCC LA ressecável que justificariam radioterapia (RT) adjuvante pelo estágio clínico. O tratamento neoadjuvante consistiu em dose de cetuximabe com cemiplimabe seguido de 3 ciclos de quimioterapia (cisplatina ou carboplatina + docetaxel) com cetuximabe e cemiplimabe antes da ressecção cirúrgica definitiva. O tratamento adjuvante RT+/- quimioterapia foi administrado com base no estadiamento patológico. Pacientes com tumores ypT0-2N0 sem características adversas ou tumores ypT0-1N1 com doença residual mínima (<10% de tumor viável) receberam 6 meses de cemiplimabe adjuvante em vez de RT. O endpoint primário foi a segurança (definida pela toxicidade limitante da dose (DLT) relacionada à adição de cemiplimabe a este regime de combinação). Os endpoints secundários incluíram viabilidade (definida como nenhum atraso cirúrgico > 20 semanas desde o início da terapia neoadjuvante devido à toxicidade do tratamento) e downstaging patológico permitindo a omissão de RT adjuvante. 

Resultados

Os resultados apresentados no ASCO`2023 mostram que 10 pacientes concluíram o tratamento sem toxicidades limitantes de dose e atrasos cirúrgicos. 8/10 (80%) pacientes foram classificados clinicamente como T3/T4 e 5/10 (50%) foram N2b/c (AJCC 7th Ed). O downstaging patológico foi observado em 9/10 (90%) pacientes após a terapia neoadjuvante. 60% tiveram uma resposta patológica maior e 40% tiveram uma resposta patológica completa. 6/8 pts e 7/10 pts que precisariam de mandibulectomia e retalho livre, respectivamente, não precisaram após o tratamento neoadjuvante.

Dos 5/10 (50%) pacientes elegíveis para omissão de RT adjuvante, 4 não foram submetidos a RT e 3 receberam cemiplimabe adjuvante. Todos os pacientes permanecem livres de doença em um follow-up mediano de 16 meses.

Os eventos adversos (EAs) mais comuns de qualquer grau (G) foram erupção cutânea (80%), náusea (70%), fadiga (50%) e diarreia (50%). 2/10 (20%) pacientes experimentaram um EA relacionado à imunidade G3 ou G4 atribuído à adição de cemiplimabe. Um paciente desenvolveu elevação da transaminase G3 antes da cirurgia e 1  apresentou miastenia gravis G3 e miocardite G4 (resolvida).

“Cemiplimabe neoadjuvante com doublet de platina e cetuximabe tem um perfil de toxicidade aceitável, é viável em pacientes com HNSCC LA e levou a um notável downstaging patológico, permitindo a redução na extensão da cirurgia e a omissão de RT adjuvante”, destacam os autores, indicando que uma avaliação mais aprofundada deste regime é claramente justificada.

Para Aline, chama a atenção a alta taxa de downstaging (90%) e a resposta patológica completa de 40%. “Outro ponto é a neoadjuvância com quatro drogas – o que aumentou muito a taxa de resposta e omissão de radioterapia nos alto respondedores. É importante pontuar que é um estudo pequeno e gerador de hipótese – mas ainda sem aplicabilidade clínica. Vamos aguardar os estudos fase III para tomada de decisão”, conclui.

Informações sobre este ensaio clínico: NCT04722523. 

Referência: Neoadjuvant cemiplimab with platinum-doublet chemotherapy and cetuximab to de-escalate surgery and omit adjuvant radiation in locoregionally advanced head & neck squamous cell carcinoma (HNSCC).
First Author: Winston Wong
Meeting: 2023 ASCO Annual Meeting
Session Type: Poster Discussion Session
Session Title: Head and Neck Cancer
Track: Head and Neck Cancer
Sub Track: Local-Regional Disease
Clinical Trial Registration Number: NCT04722523
Citation: J Clin Oncol 41, 2023 (suppl 16; abstr 6019)
DOI: 10.1200/JCO.2023.41.16_suppl.6019
Abstract #: 6019