Onconews - Tremelimumabe e durvalumabe no adenocarcinoma gástrico

Estomago News 3 OK 2Resultados do ensaio de fase 2 (INFINITY) que avalia a combinação de tremelimumabe e durvalumabe no adenocarcinoma gástrico ou de junção gastroesofágica (GAC/GEJAC) foram selecionados para apresentação em Rapid Abstract Session no simpósio ASCO GI`23.

No GAC/GEJAC ressecável, o status de instabilidade de microssatélites (MSI) está associado a melhor sobrevida e potencial falta de benefício da quimioterapia. Dada a alta capacidade de resposta dos tumores MSI à imunoterapia, a dupla inibição neoadjuvante ou definitiva de CTLA-4/PD(L)-1 pode permitir a omissão de quimioterapia ou cirurgia.

INFINITY é um estudo multicêntrico de fase II, de braço único (NCT04817826), que investiga a atividade e segurança de tremelimumabe+durvalumabe como tratamento neoadjuvante (coorte 1) ou definitivo (coorte 2) para pacientes com adenocarcinoma gástrico ou de junção gastroesofágica (GAC/GEJAC) com MSI, deficiência de reparo de incompatibilidade (dMMR) e tumores ressecáveis sem presença de Epstein-Barr (EBV-negativo).

Na Coorte 1, os pacientes (pts) receberam tratamento de 12 semanas com tremelimumabe 300 mg e durvalumabe 1.500 mg a cada 4 semanas (T300/D) por 3 ciclos seguidos de cirurgia. O endpoint primário foi a taxa de pCR (ypT0N0) com ctDNA negativo após T300/D. Endpoints secundários envolveram sobrevida livre de doença, sobrevida global e qualidade de vida. Análises exploratórias buscaram correlacionar resposta completa (pCR) com variáveis ​​clínicas, PDL-1 CPS por IHC 22C3, carga mutacional tumoral (TMB) por Foundation One, biópsias líquidas e outros biomarcadores. A Coorte 2 investiga o manejo não cirúrgico após o mesmo regime de tratamento.

Resultados

No geral, os autores descrevem que 18 pacientes com GAC/GEJAC MSI/dMMR ressecável cT2-4 qualquer N foram recrutados na Coorte 1. Um obteve consentimento e 2 obtiveram resposta clínico-patológica completa na radiologia e endoscopia (em andamento) e recusaram cirurgia. Entre 15 pacientes avaliáveis, 1 apresentou progressão da doença e 14 foram submetidos à ressecção. A taxa de pCR foi de 60% (9/15) e a resposta patológica principal-completa (<10% de células viáveis) foi de 80%. Todos os pacientes com pCR tinham status de ctDNA negativo antes da cirurgia. A taxa de pCR foi 1/6 (17%) em T4 vs 8/9 (89%) em tumores T2-3 (p=0,011), enquanto nenhuma correlação foi encontrada com o status N basal. PDL-1 CPS não foi associado com resultados e TMB teve tendência não significativa de correlação com pCR (mediana TMB 26 em não-pCR vs 40 no grupo pCR, p=0,2).

A análise de segurança revelou que eventos adversos (EAs) de grau ≥ 3 relacionados ao sistema imunológico ocorreram em 3 pts da população de segurança (n = 18): colite, pneumonite, toxicidade hepática, todos resolvidos com esteroides em altas doses e não prejudicaram a cirurgia. Dois pacientes morreram após a cirurgia por outras razões que não doenças ou EAs, enquanto nenhuma recidiva da doença foi observada nos pacientes restantes.

“O tratamento neoadjuvante com T300/D por 3 meses foi seguro e forneceu prova promissora de eficácia em pacientes com GAC/GEJAC MSI, dMMR. Esses resultados abrem caminho para investigar NOM em pacientes com resposta completa clínica, patológica e molecular (doença residual mínima do ctDNA) após T300/D”, destacam os autores. A inscrição na Coorte 2 começou após a avaliação do protocolo pelo IDMC (Independent Data Monitoring Committee) e prevê incluir apenas pacientes com tumores cT2-3 confirmados na laparoscopia de estadiamento. 

Referência: INFINITY: A multicentre, single-arm, multi-cohort, phase II trial of tremelimumab and durvalumab as neoadjuvant treatment of patients with microsatellite instability-high (MSI) resectable gastric or gastroesophageal junction adenocarcinoma (GAC/GEJAC).
First Author: Filippo Pietrantonio, MD
Meeting: 2023 ASCO GI Cancers Symposium
Session Type: Rapid Abstract Session
Session Title: Rapid Abstract Session A: Cancers of the Esophagus and Stomach
Track: Esophageal and Gastric Cancer
Subtrack: Therapeutics
Abstract #: 358