Estratégias perioperatórias no câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) em estágio inicial, atualizações em diagnóstico molecular e biópsia líquida, novas recomendações para diagnóstico precoce do câncer de pulmão e estratégias de triagem estão entre os temas do ELCC`2023, o European Lung Cancer Congress. Dirigido a toda a cadeia de cuidados em câncer de pulmão, o ELCC` 23 acontece de 29 de março a 1º de abril, com a proposta de reunir oncologistas, radio-oncologistas, cirurgiões torácicos, pneumologistas, radiologistas intervencionistas e patologistas, com um programa abrangente e interativo.
Entre os destaques, o programa científico abre espaço para um debate que assume importância crescente: a relação entre poluição do ar e câncer de pulmão. Em apresentação de Charles Swanton, o ELCC`23 deve atualizar informações fundamentais sobre o impacto do ambiente e outros fatores de risco para câncer de pulmão, além do tabaco.
Outra atualização que deve concentrar as atenções vem do estudo de fase III EMPOWER-Lung 3. Após 16,4 meses de seguimento, o estudo mostrou que o anti PD-1 cemiplimab combinado à quimioterapia melhorou a sobrevida global mediana (SG) em relação à quimioterapia isoladamente (21,9 vs 13,0 meses, HR = 0,71, 0,53–0,93) no tratamento de pacientes com CPCNP avançado sem alterações em EGFR, ALK ou ROS1, com histologia escamosa ou não escamosa e qualquer nível de expressão de PD-L1. No ELCC`23 os pesquisadores apresentam dados de cemiplimabe após 28,4 meses de acompanhamento.
O estudo de Fase 3 POSEIDON também está em pauta, em apresentação mini-oral que traz dados exploratórios que apoiam o uso de 4 ciclos de quimioterapia administrado com tremelimumabe (limitado) e durvalumabe (até progressão) para otimizar a resposta e a diminuição do tumor em pacientes com CPCNP metastático, incluindo alguns subgrupos mais difíceis de tratar.
O evento destaca ainda novas classes terapêuticas no tratamento do câncer de pulmão como ADCs, agentes biespecíficos e novos imuno-oncológicos, bem como os padrões de emergência e manejo da resistência após o tratamento com imunoterapia e terapias-alvo.
Confira a cobertura completa do ELCC 2023 no Onconews.