Uma das palestras mais esperadas do SABCS® 2023 é a Plenária sobre avanços recentes no câncer de mama triplo-negativo, em apresentação de Melinda L. Telli, professora associada da Escola de Medicina da Universidade de Stanford. A sessão acontece sexta-feira, 8 de dezembro, e destaca inovações que tem reconfigurado a oncologia mamária, como a imunoterapia e os ADCs, os conjugados anticorpo-medicamentos.
A codiretora do SABCS®, Virginia Kaklamani, professora de medicina da UT Health San Antonio, disse que o tema é particularmente relevante porque, embora o câncer de mama triplo-negativo ainda seja o tipo de câncer de mama com pior prognóstico, a perspectiva está mudando. “O surgimento da imunoterapia e dos conjugados anticorpo-medicamento mudou o campo e aumentou as opções para nossos pacientes”, disse ela, sinalizando que a Plenária deve fornecer uma visão abrangente do cenário atual e perspectivas futuras.
O câncer de mama triplo-negativo descreve um grupo de cânceres de mama que não possuem expressão de receptor de estrogênio, receptor de progesterona e superexpressão ou amplificação do receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2). “Quando comecei nesta área, não tínhamos muito a oferecer aos pacientes além da quimioterapia, seja para aquelas que foram diagnosticadas recentemente ou para aquelas com doenças recorrentes”, disse Melinda. “Houve grande desenvolvimento e começaram a surgir novas opções de tratamento, incluindo a introdução de inibidores de checkpoint imune para a doença avançada e, mais recentemente, os conjugados anticorpo-medicamento”, destacou.
Acompanhe esse e outros destaques do SABCS 2023 na cobertura do Onconews.
Plenary Lecture, Recent Advances in Triple-Negative Breast Cancer, por Melinda L. Telli, professora associada da Escola de Medicina da Universidade de Stanford. A sessão acontece sexta-feira, 8 de dezembro, 11:15-11:45 a.m. CT no Hall 1.