Onconews - SABCS 23 discute controvérsias na pesquisa translacional

Jhaveri, Komal -220407A pesquisa translacional trabalha para desenvolver aplicações de prática clínica para a ciência básica e também tem sua cota de temas controversos. O San Antonio Breast Cancer Symposium 2023 (SABCS®), que acontece de 5 a 9 de dezembro, retoma o formato de ‘discussão relâmpago´ (“lightning discussion”) para a discussão de controversias na pesquisa translacional. “Os apresentadores não estão tentando ‘ganhar´ uma conversa. Estamos tentando envolver todos os participantes para entender os problemas que enfrentamos nessas áreas”, destaca Komal Jhaveri (foto), do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, que vai moderar a sessão.

O papel do tamoxifeno em baixas doses (baby-TAM) no contexto da prevenção é um dos três temas propostos. O tratamento adjuvante com tamoxifeno reduz a recorrência e a morte por câncer de mama positivo para receptor de estrogênio (ER) e também é aprovado para prevenção primária. No entanto, a adesão é um problema, principalmente em razão da toxicidade. Afinal, o tamoxifeno em baixas doses é tão eficaz quanto a dose completa de tamoxifeno?

Outro tópico diz respeito aos chamados Windows trials (ensaios de janela). Sara A. Hurvitz, do Fred Hutchinson Cancer Center, e Mitchell Dowsett, do centro de patologia molecular do Royal Marsden Hospital, vão revisar as vantagens dos Windows trias e discutir como eles podem ajudar a acelerar o desenvolvimento de medicamentos, melhorar a compreensão dos parâmetros farmacodinâmicos e contribuir para identificar biomarcadores capazes de refinar a seleção de pacientes.

O terceiro tema enfoca o sequenciamento de próxima geração. Apesar das tentativas de individualizar o tratamento e melhorar os resultados das pacientes, o câncer de mama continua como a segunda principal causa de morte. Esse cenário reacende uma questão antiga: saber se as tentativas de sequenciar o tumor e as intervenções terapêuticas que se seguem são tardias. E se o sequenciamento permitisse o monitoramento em tempo real e intervenções efetivas, antes do desenvolvimento de metástases? A mesa terá a participação de Charles M. Perou, co-diretor do Breast Cancer Research Center no UNC Lineberger Comprehensive Cancer Center, e de Fabrice André, oncologista do Gustave Roussy Cancer Center, em Villejuif, França.

Serão 20 minutos para cada um dos três tópicos da sessão. Nesses 20 minutos, dois debatedores especialistas fornecerão exemplos, reservando espaço para a discussão e para responder às questões do público.

Acompanhe no Onconews esses e outros destaques do San Antonio Breast Cancer Symposium 2023.

Controvérsias de pesquisa translacional - 13h30 - 14h30 CT., sexta-feira, 8 de dezembro, no Stars - Night Ballroom 3-4