Estudo de Wang et al. apresentado em sessão oral no congresso mundial de câncer de pulmão apresentou resultados inéditos do panorama global da incidência de câncer de pulmão por subtipo histológico, com achados que podem apoiar novas estratégias de prevenção.
O câncer de pulmão é a causa mais comum e principal de morte por câncer, com três subtipos histológicos principais, incluindo adenocarcinoma (AC), carcinoma de células escamosas (CEC) e câncer de pulmão de pequenas células (CPPC). Os subtipos de câncer de pulmão têm etiologia, estratégias de prevenção e prognóstico distintos, mas a carga global da doença por subtipos histológicos ainda não havia sido documentada.
Nesta análise, Wang e colegas utilizaram dados de registros de câncer de base populacional, a proporção de CEC, CA, CPPC e outras histologias específicas de todos os casos de câncer de pulmão por país, sexo e faixa etária de 5 anos. Posteriormente, foram aplicadas proporções aos números estimados de casos de câncer de pulmão do GLOBOCAN 2020. Foram calculadas taxas de incidência padronizadas por idade (TAS).
Os resultados apresentados na WCLC 2023 indicam uma estimativa de 610.051 casos de CEC, 1.029.794 casos de CA, 277.510 casos de casos de CPPC e 289.254 casos de outras histologias específicas entre os diagnósticos de câncer de pulmão em todo o mundo em 2020. A taxa de incidência de CEC, CA e CPPC variou entre as regiões, sendo que a taxa mais elevada de CEC, CA e CPPC ocorreu na Europa Oriental, Ásia Oriental e Europa Ocidental. Disparidade de gênero foi observada entre os subtipos histológicos. AC foi o subtipo histológico dominante nas mulheres e o CEC foi o principal subtipo nos homens.
“Esta é a primeira estimativa do panorama global da incidência de câncer de pulmão por subtipo histológico, aplicando dados de registro de câncer de base populacional de alta qualidade. As estimativas deste estudo podem fornecer evidências epidemiológicas essenciais para informar novas estratégias de prevenção do câncer de pulmão”, concluem os autores.