Indivíduos de baixa renda e idosos com câncer enfrentam barreiras únicas no acesso aos cuidados oncológicos e apresentam pior qualidade de vida. Estudo apresentado no congresso mundial de câncer de pulmão (WCLC 2023) buscou avaliar as necessidades de cuidados de sobrevida de idosos de baixa renda com câncer de pulmão. Os resultados destacam a importância de desenvolver intervenções que apoiem essa população de pacientes.
Nesta análise, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com adultos de baixa renda com câncer de pulmão em estágio inicial recebendo cuidados em um hospital público na Califórnia. Os membros da equipe de estudo bilíngue conduziram as entrevistas em inglês, espanhol e cantonês via zoom ou telefone. A análise foi baseada na teoria fundamentada e realizada pelo método comparativo. São apresentados dados de entrevistas em inglês e espanhol.
Os resultados indicam um total de 11 entrevistas com idosos de baixa renda, falantes de inglês (n=9) ou espanhol (n=2), com câncer de pulmão em estágio inicial. Metade se autoidentificou como branca não hispânica (n = 6), dois como negros (18%) e três latinos (25%). A maioria dos pacientes (90%) concluiu ensino médio. Quatro em cada 11 pacientes (36%) não sabiam o estágio do câncer de pulmão no momento do diagnóstico. Quatro temas emergentes foram identificados: (1) baixo nível de alfabetização em saúde e falta de conhecimento sobre diagnóstico e tratamentos de câncer, (2) expectativas pouco claras de cuidados de acompanhamento pós-tratamento de câncer acrescentam angústia, (3) lacunas na continuidade dos cuidados e na comunicação com o câncer das equipes de cuidados de saúde e (4) necessidade não satisfeita de educação sobre modificações de estilo de vida e intervenções para redução do risco de câncer.
“Idosos de baixa renda com câncer de pulmão em estágio inicial apresentam necessidades não atendidas de alfabetização em saúde, informação e comunicação após o tratamento de câncer de pulmão. Os pacientes expressam o desejo de recursos escritos, maior continuidade dos cuidados com as equipes de tratamento do câncer e educação em saúde preventiva para orientar seus cuidados pós-tratamento de câncer de pulmão”, concluem os autores, destacando a necessidade urgente de compreender as necessidades de idosos que vivem com câncer e desenvolver intervenções que apoiem os pacientes com poucos recursos.
Referência: OA08.04 - Exploring Survivorship Care Needs for Low-Income Older Adults with Lung Cancer in a Safety-Net Setting: A Qualitative Study