Giovanna Casagrande (foto), doutoranda em oncologia molecular no Hospital de Câncer de Barretos (Hospital de Amor) é primeira autora de estudo que buscou identificar assinaturas baseadas em RNAs não codificantes para detecção precoce de câncer de pulmão em biópsias líquidas. Os resultados foram selecionados para apresentação em pôster no AACR 2024.
Programas de rastreio reduzem comprovadamente as mortes por câncer de pulmão em países de alta renda. A detecção de biomarcadores em fluidos corporais pode orientar uma seleção mais precisa de indivíduos de alto risco, mas esta abordagem não tem sido atualmente utilizada para o rastreio do câncer de pulmão.
Neste estudo prospectivo caso-controle realizado no Programa de Rastreio de Câncer de Pulmão do Hospital do Câncer de Barretos, os pesquisadores analisaram microRNAs (miRNAs) em amostras de plasma e escarro de indivíduos de alto risco (n=61) e pacientes (n=62) com diagnóstico de câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) não metastático. Além do rastreamento brasileiro, foram analisados RNAs circulares (circRNAs) em amostras de plasma de indivíduos saudáveis (n = 100) e pacientes (n = 86) com CPCNP no Hospital Universitário Quiron Dexeus (Espanha). Para expressão de miRNA foi utilizado o painel de microRNA nCounter Human V3, e para expressão de circRNA foi utilizado um painel customizado nCounter (NanoString). As contagens foram normalizadas, e os miRNAs diferencialmente expressos foram filtrados de acordo com fold-change (≥2,0|), p-value (≤0,05).
Resultados
Os pacientes com câncer de pulmão apresentaram as histologias adenocarcinoma (n=72), carcinoma espinocelular (n=42) ou outras histologias/sem histologia especificada (n=36). Considerando o pareamento caso-controle, conforme o esperado, não foram observadas diferenças relacionadas à idade, sexo e exposição ao tabaco entre os grupos de alto risco e de pacientes com câncer de pulmão (p>0,05).
Para o grupo brasileiro, os pesquisadores observaram dezoito miRNAs expressos diferencialmente no plasma capazes de distinguir amostras de pacientes com câncer de pacientes sem câncer, sendo que sete deles, em conjunto, apresentaram alta acurácia (AUC = 0,854, IC: 0,772 - 0,935). Para o escarro, foram observados sete miRNAs expressos diferencialmente capazes de distinguir amostras de de pacientes com câncer de pacientes sem câncer, sendo que a combinação de 5 deles resultou em uma acurácia de 91,6% (IC: 0,849 - 0,983).
“Identificamos assinaturas baseadas em ncRNA em biofluidos com potencial implementação em programas de rastreamento de câncer de pulmão para não somente orientar a seleção de indivíduos de alto risco para a detecção precoce da doença como também para auxiliar no manejo de nódulos suspeitos. Contudo, estudos de validação em larga escala são necessários até que estes resultados cheguem à população”, concluíram os autores.
Referências:
3661 / 6 - Non-coding RNAs as biomarkers for early detection of lung cancer - G. S. Casagrande1, A. P. Filho1, A. P. Siqueira1, R. S. Chiarantano1, F. d. Vazquez1, M. A. Molina2, C. Pedraz-Valdunciel2, A. Gimenez-Capitán2, R. M. V. Reis1, L. F. Leal1; 1Barretos Cancer Hospital, Barretos, Brazil, 2Hospital Universitari Dexeus, Barcelona, Spain
April 8, 2024, 1:30 PM - 5:00 PM
https://www.abstractsonline.com/pp8/#!/20272/presentation/2327
Chiarantano RS, Vazquez FL, Franco A, Ferreira LC, Cristina da o=CostaM, Talarico T, Oliveira AN, Miziara JE, Mauad EC, Caetano da Silva E, Ventura LM, Haiel Junior R, Leal LF, Reis RM .. “Implementation of an integrated lung cancer prevention an screening program using a mobile computed tomography nit in Brazil” Cancer Control, 2022.