Com mais de 5.000 resumos publicados ou selecionados para apresentação, o encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) acontece de 31 de maio a 4 de junho, em Chicago. A edição deste ano recebeu um número recorde de submissões e já anuncia alguns dos destaques do programa científico.
Com o tema “A arte e a ciência do tratamento do câncer: do conforto à cura”, o ASCO 2024 deve reunir avanços importantes da pesquisa em câncer, envolvendo terapias-alvo, imunoterapia e novos usos da tecnologia. Estudos com foco na qualidade de vida e nos resultados dos pacientes também são destaque na edição deste ano, que publica os abstracts regulares a partir de 23 de maio, às 18h (horário de Brasília) em asco.org/abstracts.
Os Late-Breaking Abstracts (LBAs), incluindo os resumos da Plenária e trabalhos que prometem mudar a prática clínica ficam reservados para publicação posterior, de acordo com a agenda da apresentação científica.
Entre os highlights da edição deste ano estão o estudo LAURA, de fase III, que avalia osimertinibe após quimiorradioterapia em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas, estágio III, irressecável, com mutação no receptor do fator de crescimento epidérmico (Plenária, LBA4). Também na oncologia torácica, destaque para o ensaio ADRIATIC, de fase III, avaliando durvalumabe com ou sem tremelimumabe em pacientes com câncer de pulmão de pequenas células em estágio limitado (Plenária, LBA5). No câncer de pulmão avançado, um olhar mais que necessário para estratégias de cuidados paliativos, comparando intervenções presenciais e através de telessaúde (Plenária, LBA 3).
Na cirurgia oncológica, o estudo randomizado de fase III CARACO promete concentrar as atenções, com resultados que podem impactar a prática clínica. O trabalho analisa a omissão de linfadenectomia em pacientes com câncer de ovário avançado tratadas com cirurgia citorredutora após quimioterapia neoadjuvante. (LBA 5505).
Na oncohematologia, destaque para o estudo de fase III GHSG HD21 avaliando a tolerabilidade e eficácia do regime BrECADD em comparação com o BEACOPP no linfoma de Hodgkin clássico em estágio avançado (LBA 7000). Os resultados primários do ensaio ASC4FIRST, um estudo randomizado de fase III que analisa asciminib em comparação com inibidores de tirosina-quinase em pacientes recém-diagnosticados com leucemia mieloide crônica também foram selecionados para apresentação na Plenária (LBA6500).
Na oncologia GI, um dos highlights é o ensaio ESOPEC, de fase III, que mostra resultados de análise prospectiva comparando quimioterapia perioperatória com quimiorradiação neoadjuvante em pacientes com câncer esofágico, em estudo que é o LBA 1 da sessão Plenária.
Acompanhe no Onconews a cobertura completa do ASCO 2024.