As pesquisas mais recentes que exploram novas abordagens para a detecção e tratamento de câncer de próstata, bexiga e rim estão entre os destaques do Simpósio de Câncer Geniturinário da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO GU) de 2024, que acontece de 25 a 27 de janeiro, em São Francisco, Califórnia, e comemora este ano sua 20ª edição.
Entre os destaques deste ano, o ensaio randomizado de fase III GETUG-AFU 18 apresenta os resultados a longo prazo do escalonamento da dose de radioterapia (80 vs 70 Gy) combinada com a privação androgênica a longo prazo em pacientes com câncer de próstata de alto risco (LBA259). O estudo foi selecionado em sessão oral, com apresentação de Christophe Hennequin, do departamento de radio-oncologia do Saint-Louis Hospital.
Os resultados da parte B do estuTdo de fase III CheckMate 914 que avalia monoterapia adjuvante com nivolumabe para carcinoma de células renais localizado com alto risco de recidiva após nefrectomia (LBA358) também estão entre os highlights do programa científico, assim como os resultados do estudo CheckMate 67T, avaliando nivolumabe subcutâneo em comparação com nivolumabe intravenoso em pacientes com carcinoma de células renais de células claras avançado ou metastático previamente tratados (LBA360). Este estudo multicêntrico tem presença brasileira, com participação de Jose Mauricio Mota, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e Murilo de Almeida Luz, do Instituto Oncológico do Paraná- IOP.
Nesta 20ª edição do ASCO GU, estudo prospectivo que investiga a entrega remota de testes genéticos de câncer em veteranos com câncer de próstata metastático também promete concentrar as atenções (Abstract 60). A organização científica destaca ainda estudo multicêntrico e randomizado que avaliou biópsia de próstata transperineal versus transretal para prevenir complicações de infecção (Abstract 261).
Na presença brasileira, o destaque vai para estudo que buscou definir a caracterização molecular do câncer de pênis metastático e sua associação com resultados clínicos (LACOG 2018), em análise selecionada para apresentação em poster (Abstract #10/Poster Bd #E9), com apresentação do oncologista Fernando Sabino Marques Monteiro, do Hospital Sírio Libanês.
A biópsia líquida ganha espaço na programação do ASCO GU e na edição deste ano vale conferir estudo prospectivo que avalia a detecção do câncer de próstata com o exame de sangue Stockholm3 em uma coorte multiétnica (Abstract 262).
Acompanhe esses e outros destaques do programa científico do ASCO GU 2024 na cobertura do Onconews.