A terapia neoadjuvante total (TNT) seguida por cirurgia retal é o padrão de tratamento para câncer retal localmente avançado (LARC, na sigla em inglês) em pacientes com proficiência de reparo de incompatibilidade (pMMR). Resultados do estudo multicêntrico de fase II NO-CUT apresentados no ESMO 2024 mostram que a pesquisa atingiu seu principal desfecho, confirmando que o acompanhamento intensivo pode ser proposto como alternativa à cirurgia retal em pacientes que atingem resposta clínica completa após TNT.
NO-CUT é um estudo multicêntrico de fase II de braço único envolvendo pacientes com LARC (e pMMR com o objetivo de avaliar se a) a abordagem não cirúrgica compromete a sobrevida livre de recidiva distante (DRFS, na sigla em inglês); b) biomarcadores preditivos de resposta clínica completa podem ser identificados por análises multiômicas em amostras de tumor e sangue.
Pacientes com cT3-4N0/cTxN1-2 pMMR LARC inferior/médio em 4 centros de câncer receberam TNT consistindo em 4 ciclos de CAPOX seguidos por quimiorradioterapia de longo curso ao longo de 5 semanas. Após TNT, os pacientes foram designados para coortes cirurgia retal ou abordagem não cirúrgica de acordo com o algoritmo do protocolo baseado em parâmetros de resposta clínica completa (Siena S. et al ASCO 2023). As análises multiômicas compreenderam assinatura transcriptômica do tecido (Isella C et al., Nature Genet, 2015) e DNA tumoral circulante agnóstico do tecido por Guardant Reveal (Nakamura Y. et al., JCO, 2024).
Resultados
De 2018 a 2024, 180 pacientes foram submetidos a TNT, 164 (91%) concluíram o tratamento por protocolo e 46 (25,5%) foram designados para a coorte de abordagem não cirúrgica. A DRFS30 foi de 96,9% nas coortes de abordagem não cirúrgica e 74% na coorte de cirurgia retal (acompanhamento mediano foi de 26 (18-36) e 10 (9-19) meses, respectivamente). O recrescimento local ocorreu em 15% dos pacientes da coorte de abordagem não cirúrgica e em 9% da coorte de cirurgia retal, respectivamente. Em 1º de abril de 2024, 12 mortes (6,6%) foram relatadas (1 evento adverso, 9 em decorrência do tumor e 2 por outras causas relacionadas). Análises correlativas multiômicas completas estão em andamento. O DNA tumoral circulante por biópsias líquidas nos primeiros 77 pacientes correlacionou-se com resposta clínica completa e sobrevida livre de recidiva distante.
“O desfecho primário do estudo NO-CUT foi atingido, revelando que a TNT levou a uma taxa de abordagem não cirúrgica de 25,5% com 96,9% de sobrevida livre de recidiva distante”, concluem os autores.
Referência:
509O - Total neoadjuvant treatment (TNT) with non-operative management (NOM) for proficient mismatch repair locally advanced rectal cancer (pMMR LARC): First results of NO-CUT trial
Speakers: Alessio Amatu (Milan, Italy)