Estudo de Fase IV com a versão atualizada do questionário de Qualidade de Vida em câncer de mama da European Organisation for. Research and Treatment of Cancer (EORTC) foi apresentado em sessão mini-oral no ESMO Breast 2024. “O EORTC QLQ BR42 incorpora os itens originais que permanecem relevantes, combinados com 19 novos itens que abordam os efeitos colaterais das terapias desenvolvidas nos últimos 20 anos”, afirmaram os autores.
Desenvolvido em 1996, o EORTC QLQ-BR23 foi um dos primeiros questionários específicos para avaliar qualidade de vida (QV) em pacientes com câncer de mama (CM). No entanto, desde 1996 aconteceram grandes mudanças no tratamento da doença, o que exigiu sua atualização. Os resultados da Fase I-III foram apresentados no ESMO Meeting 2018.
A atualização do módulo EORTC QLQ-BR23 seguiu as diretrizes padrão da EORTC. A fase de desenvolvimento I-II, uma revisão sistemática da literatura seguida de entrevistas com pacientes e profissionais de saúde, resultou em 15 questões de qualidade de vida transformadas em 27 itens relevantes para pacientes com câncer de mama.
O módulo preliminar de 27 itens foi pré-testado no estudo Fase 3 para avaliar sua importância percebida e aceitabilidade. A Fase 4 foi projetada para avaliar as propriedades psicométricas do questionário em um estudo de campo internacional.
Os dados de todos os pacientes foram utilizados para análises psicométricas, ou seja, avaliação da estrutura da escala, consistência interna, confiabilidade teste-reteste, validade convergente, discriminante e clínica e responsividade à mudança. O estudo foi registrado no banco de dados ClinicTrials.Gov, NCT04270123.
Resultados
Entre maio de 2019 e setembro de 2021, 576 pacientes de 17 países (16 idiomas diferentes) foram incluídos no estudo internacional de validação de Fase 4. As análises psicométricas resultaram em um questionário final contendo 42 itens divididos em dez escalas: sintomas mamários, imagem corporal, funcionamento sexual, sintomas nos braços, efeitos colaterais da quimioterapia sistêmica, toxicidade cutânea/neuropatia, sintomas músculo-esqueléticos, sintomas relacionados ao sistema endócrino, satisfação mamária, sintomas vaginais e 3 itens únicos: ganho de peso, prazer sexual e perspectiva futura.
“O EORTC QLQ BR42 é um módulo revisado e inovador que incorpora os itens originais do BR23 que permanecem relevantes, combinados com 19 novos itens que abordam os efeitos colaterais das terapias desenvolvidas nos últimos 20 anos. Este módulo abrangente é adequado para avaliar a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama em ensaios futuros”, concluíram os autores.
O estudo foi financiado pela EORTC e está registrado em ClinicalTrials.Gov, NCT04270123.
Referência: 270MO - An international update of the EORTC questionnaire for assessing quality of life in breast cancer patients: Results of the validation study phase IV EORTC QLQ-BR42 - Vesna Bjelic-Radisic (Wuppertal, Germany)