O ESMO Breast Cancer 2024 selecionou para apresentação em poster os resultados do primeiro estágio do estudo prospectivo de fase II TUXEDO-2, de braço único, que avalia a atividade e segurança de datopotamab-deruxtecan (Dato-DXd) em pacientes com câncer de mama triplo negativo com metástases cerebrais ativas. A análise mostra respostas intracranianas e tolerabilidade, sugerindo que Dato-DXd pode ser uma terapia sistêmica bem-sucedida em metástases cerebrais ativas nessa população de pacientes.
As metástases cerebrais são um local comum de progressão no câncer de mama triplo negativo (TNBC, na sigla em inglês), aumentando a morbidade e mortalidade. Estratégias que forneçam controle de doenças intra e extracranianas são urgentemente necessárias.
Dato-DXd é um conjugado anticorpo-droga (ADC) dirigido a Trop2, com atividade no câncer de mama triplo negativo.
No estudo TUXEDO-2 foram incluídos pacientes adultos com TNBC com metástases cerebrais (MC) recém-diagnosticadas e não tratadas ou em progressão, sem indicação para tratamento local imediato. Dato-DXd foi administrado na dose de 6,0 mg/kg uma vez a cada 3 semanas. O endpoint primário foi a taxa de resposta intracraniana (RR) avaliada centralmente pelos critérios de Avaliação de Resposta em Neuro-Oncologia (RANO). Os endpoints secundários consiideraram RR extracraniana, sobrevida livre de progressão, sobrevida global, segurança, qualidade de vida e função neurocognitiva.
Até 7 de fevereiro de 2022, foram inscritos 8 pacientes; 75% tinham MC recém-diagnosticada e 25% MC progressiva. Dois pacientes receberam sacituzumabe govitecan anteriormente e um paciente também recebeu T-DXd. No corte dos dados, 5 pacientess foram avaliáveis para resposta.
A análise inicial apresentada no ESMO Breast Cancer 2024 mostra 3 respostas intracranianas objetivas, correspondendo a uma RR de 37,5%. Um paciente morreu de perfuração intestinal (não relacionada) e um paciente morreu de progressão extracraniana da doença, cada um antes do primeiro reestadiamento; um paciente não foi avaliável para resposta. Todas as respostas foram observadas em pacientes virgens de tratamento com ADCs.
As principais toxicidades consistiram em fadiga de grau 1/2. Um paciente apresentou estomatite grau 2 e foi detectado um caso de doença pulmonar intersticial grau 3.
“Com três respostas intracranianas, o primeiro estágio do TUXEDO-2 é positivo e o ensaio progrediu para o segundo estágio. O tratamento foi geralmente bem tolerado e não foram observados novos sinais de segurança. Dato-DXd pode, portanto, fornecer uma oportunidade para terapia sistêmica bem-sucedida de metástases cerebrais ativas no TNBC”, concluem os autores.
Identificação do ensaio clínico: NCT05866432.
Referência:
187P - Stage I results of a phase II study of datopotamab deruxtecan (DATO-DXd) in triple-negative breast cancer (TNBC) patients (pts) with active brain metastases (TUXEDO-2)