O brasileiro Fábio Ynoe de Moraes (foto), médico especialista em radioterapia e diretor do Programa Global de Oncologia da Queen's University, em Kingston, Canadá, é um dos organizadores da 2024 World Conference on Lung Cancer, que acontece de 7 a 10 de setembro em San Diego. Na edição deste ano, a Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer de Pulmão (IASLC, na sigla em inglês) celebra 50 anos de colaboração internacional e educação em oncologia torácica.
Em 1974, os médicos David T. Carr, Oleg S. Selawry, Lawrence Broder, Clifton Mountain e George Higgins recrutaram mais de 250 pesquisadores de todo o mundo e organizaram a primeira reunião da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão, que teve lugar em Florença, Itália.
Agora, 50 anos depois, marcados por inúmeros avanços científicos no câncer de pulmão, a WCLC 2024 celebra os avanços históricos da IASLC nas últimas cinco décadas, com um programa que também apresenta os mais recentes avanços em oncologia torácica.
Fabio Ynoe está ao lado de outros três nomes de expressão que presidem esta conferência anual, Sandip Patel, Linda Martin e Narjust Florez, em edição histórica. “Estamos entusiasmados com o WCLC 2024 acontecendo em San Diego, que marca o retorno da conferência à América do Norte após vários anos. O 50º aniversário da IASLC torna este evento ainda mais especial, proporcionando uma oportunidade de celebrar o importante progresso na oncologia torácica ao longo das últimas cinco décadas”, destacou.
A IASLC reúne mais de 10.000 especialistas em câncer de pulmão e torácico de todas as disciplinas, abrangendo mais de 100 países. Os quatro dias da reunião anual do WCLC 2024 acontecem no San Diego Convention Center, na Califórnia, hoje um dos maiores centros de convenções da Costa Oeste dos Estados Unidos.
Acompanhe no Onconews a cobertura completa do WCLC 2024, com os destaques do programa científico.