Em uma iniciativa inédita, o Hospital Mãe de Deus inaugurou a primeira emergência oncológica do Rio Grande do Sul. A partir de agora, as demandas urgentes de pacientes com câncer terão um fluxo de atendimento e serão tratadas de forma especial desde a chegada na emergência com acompanhamento de um oncologista.
"O objetivo é dar uma resposta ágil e eficaz a pacientes que enfrentam uma situação especial e têm demandas específicas", afirma o oncologista Márcio Debiasi, um dos coordenadores do projeto. No caso de pacientes que apresentarem alguma suspeita de câncer, haverá o encaminhamento para uma consulta imediata com especialista.
Médicos emergencistas e do Instituto do Câncer do Mãe de Deus (ICMD) organizaram o processo para identificar e avaliar rapidamente as necessidades do paciente oncológico a partir de sua chegada ao hospital pela emergência. Além disso, um oncologista estará sempre de plantão para ser chamado se houver necessidade da sua intervenção
O modelo de acolhimento reúne a expertise de 15 anos do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus e o projeto de reordenamento do fluxo da emergência do hospital adotado desde 2014, com a separação física dos atendimentos de alta, média e baixa complexidade.