No mês de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) convida os brasileiros a participarem da campanha Dezembro Laranja, reforça o combate e a prevenção precoce do câncer da pele, tipo de câncer de maior incidência no Brasil e no mundo.
A exemplo das bem-sucedidas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, a SBD planejou diversas ações durante todo o mês de dezembro, como a iluminação de importantes monumentos brasileiros e outras iniciativas de conscientização em praias e parques.
“Queremos reforçar e difundir a informação sobre o assunto, que é de utilidade pública. Este é o momento em que toda a sociedade, de alguma forma, participa da luta contra o câncer da pele”, ressalta o presidente da SBD, Gabriel Gontijo.
Para participar da campanha, realizada pela entidade pelo segundo ano consecutivo, a SBD convida a população a usar peças de roupas ou adereços na cor laranja e compartilhar esse momento usando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. Além dessa iniciativa, até o fim do ano a entidade realiza diversas ações de prevenção.
Incidência
A cada ano o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra 135 mil novos casos de câncer de pele, respondendo por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O tipo mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, mas os números alarmam os especialistas. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença.
A SBD afirma que a maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h).
Para informações detalhadas da campanha de prevenção ao câncer da pele da SBD, acesse www.controleosol.com.br. O hotsite conta com uma calculadora de risco de câncer da pele, além de dicas de medidas fotoprotetoras.