O pontapé inicial da Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, o Novembro Azul, aconteceu no Centro de Futebol Zico, no sábado, 1º de novembro, com a participação de cerca de 450 crianças dos núcleos da Escola Zico 10, diversas celebridades e médicos.
Os convidados para a partida principal assistiram a uma palestra sobre a importância do homem frequentar o médico e prevenir o câncer de próstata. O bate papo foi conduzido pelos urologistas Luis Rios e Aguinaldo Nardi, integrantes do board científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, que também recebeu o oncologista Fernando Maluf no evento.
"Os homens mantém um tabu sobre o exame de toque retal, que dura apenas sete segundos. Temos que acabar com esse preconceito para salvar vidas", alerta Nardi.
A Rede D'Or colaborou com a ação oferecendo uma ambulância à disposição do evento.
Corrida inaugura as atividades em São Paulo
Uma corrida com a participação de mais de sete mil atletas, este fim de semana, em São Paulo, foi o primeiro evento oficial do Novembro Azul 2014 em São Paulo, unindo esporte e informação para a prevenção e tratamento do câncer de próstata.
O Instituto Lado a Lado Pela Vida fechou uma parceria com o Circuito Athenas para a realização da Corrida Athenas 21k Novembro Azul, com provas de 5 km, 10 km e 21 km. Os corredores participaram de um mutirão de saúde e receberam informações sobre a campanha.
“A obesidade e o sedentarismo são fatores de risco para o câncer de próstata. Realizando a campanha numa prova de corrida, mostramos a importância que a atividade física, a dieta balanceada e o cuidado com a saúde têm para os homens”, afirma Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida.
Na ocasião foram distribuídos 7.500 folhetos do Novembro Azul inseridos no kit do corredor. Os participantes também podiam tirar dúvidas sobre o câncer de próstata com urologistas presentes em um estande no local. O Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes também entrou na parceria como responsável pela parte médica da corrida, com sete ambulâncias e dois postos médicos.