O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) aprovou a concessão de licenciamento ambiental do Hospital Oncomed, empreendimento que pretende expandir o antigo Instituto Hilton Rocha, na região Centro-sul de Belo Horizonte.
O hospital deve começar a funcionar em dois anos, com 220 leitos de oncologia, o que ajudará a reduzir a carência de 3 mil vagas desse setor na capital mineira.
“Quem ganha é o paciente, que fica esperando por um leito. Vamos ajudar a resolver esse grande gargalo que a saúde enfrenta”, afirma o médico oncologista da Oncomed BH, Amândio Soares.
O novo hospital será equipado com aparelhos de última geração, além de profissionais especializados no tratamento humanizado do câncer. O centro vai contar com CTIs, laboratório de genética de ponta para um mapeamento mais preciso do paciente e melhor definição do tratamento individualizado; radioterapia intraoperatória; radioterapia IGRT, que reduz a exposição do paciente à radiação e maximiza o tratamento; implantação de cirurgias minimamente invasivas, protocolo de prevenção de acordo com as evidências da literatura médica, entre outros.
Além da área de oncologia, o hospital manterá a oftalmologia – que sempre foi referência no Hilton Rocha – e pretender atuar também com cardiologia. “Será um espaço de excelência, capaz de atender aos pacientes de inúmeros planos de saúde e da rede particular”, completa o médico.