A psico-oncologista Cristiane Bergerot (foto), do Centro de Câncer de Brasília (CETTRO) e do Instituto Unity de Ensino e Pesquisa, recebeu o “KCA Focus Award: Psychosocial”, oferecido pela primeira vez para pesquisadores dedicados a melhorar a assistência provida a pacientes com câncer renal.
A categoria foi proposta em resposta à necessidade de uma melhor compreensão acerca das questões psicossociais enfrentadas pelos pacientes com câncer renal, como saúde mental e emocional.
“Expandir o escopo de nosso programa de premiação foi muito importante”, disse Sallie McAdoo, Diretora Médica da KCA. “Atender às necessidades psicossociais das pessoas com câncer renal é uma parte crítica da nossa missão de fornecer apoio e educação em todo o espectro do câncer renal”, acrescentou.
Dra. Bergerot conquistou o prêmio por seu projeto de pesquisa “Redefinindo a Avaliação da Qualidade de Vida no Carcinoma de Células Renais Metastático”. A KCA concedeu 75 mil dólares para o desenvolvimento deste trabalho, que tem o oncologista Thomas Powles como mentor e conta com a participação dos renomados especialistas Toni Choueiri, Sumanta Pal, Elizabeth Plimack, Viraj Master, Sarah Psutka, Laurence Albiges, Brian Rini, Axel Bex, Viktor Gruenwald e Thomas Hutson.
Além desse prêmio, a KCA concedeu dois “Advanced Discovery Award” para pesquisas colaborativas entre clínicos estabelecidos e cientistas básicos que terão um impacto imediato no câncer renal, e quatro prêmios “Young Investigator Award” para pesquisadores promissores em urologia e oncologia clínica com foco em câncer renal. Os prêmios representam um total de US$ 1,375 milhão em financiamento.