Uma versão pronta para uso do ácido zoledrônico acaba de chegar ao Brasil. A nova apresentação não requer diluição, o que facilita o uso pelo profissional de saúde e traz benefícios também para o paciente.
”Do ponto de vista da farmacotécnica é bem mais prático”, explica Annemeri Livinalli,da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO).
“Quando você vai fazer o preparo de um medicamento que não vem pronto, o farmacêutico oncológico precisa cumprir todo um processo, injetar água no frasco, agitar, e isso leva de dois a três minutos. Individualmente pode até ser um tempo pequeno, mas quando você considera um hospital de câncer e uma clínica com grande volume de pacientes em uso desse tipo de medicamento, a versão pronta para uso reduz o tempo do farmacêutico e, consequentemente, diminui também o tempo de permanência do paciente”, diz a especialista.
O ácido zoledrônico é indicado para a prevenção de eventos esqueléticos, como hipercalcemia induzida pelo tumor, além de prevenir a perda óssea provocada pela hormonioterapia nos casos de câncer de mama e próstata.
O lançamento chega pela Sandoz, do grupo Novartis, em apresentação de 4mg/100 mL com a solução pronta para uso em embalagem com 1 frasco de 100 mL. “Ao lançar esta nova apresentação, reforçamos nosso compromisso em agregar tecnologia aos cuidados com a saúde”, enfatiza Daiane Trombini, diretora de especialidades da Sandoz do Brasil.