Onconews - Álcool e risco de câncer de pulmão em homens com diferentes genótipos de receptores do hormônio de crescimento

Qual é a associação de fatores de estilo de vida com câncer de pulmão em diferentes genótipos do gene do receptor do hormônio do crescimento (GHR)? Estudo publicado no Lung Cancer Journal demonstrou que em homens de ascendência japonesa, o genótipo GHR modula a associação do álcool com o risco de câncer de pulmão. “O genótipo GHR não modulou as associações de tabagismo, IMC ou atividade física com a doença”, observaram os pesquisadores.

Este estudo de coorte de base populacional envolveu 6.439 homens do estudo Japan-Hawaii Cancer, retirados do Kuakini Honolulu Heart Program, que estavam livres de câncer no exame inicial (1965–1968; idade 45–68 anos) e foram acompanhados até dezembro de 1999.

Os pesquisadores determinaram a associação dos genótipos GHR SNP rs4130113 GHR-AA (homozigotos do alelo A comum) e GHR-G (portador do alelo G menor) com consumo de álcool, IMC, atividade física e tabagismo em relação ao câncer de pulmão e câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP). Os resultados foram expressos como razões de risco e ICs de 95% estimados a partir de modelos de risco proporcional de Cox.

Resultados

Ao longo da média de 26,7±7,4 anos de acompanhamento, 190 casos de câncer de pulmão, incluindo 133 casos de CPCNP, foram diagnosticados. Após o ajuste para idade, escolaridade, consumo de álcool, IMC, atividade física, tabagismo, consumo de chá verde e gordura saturada na dieta, os modelos de Cox de efeito principal mostraram que, em comparação com GHR-AA, GHR-G foi associado à proteção contra câncer de pulmão: HR = 0,75 (IC de 95%, 0,56–1,00).

Os modelos de Cox completos mostraram que GHR-G interagiu apenas com o consumo de álcool (β = 1,171; p = 0,0003; bebidas por semana: β = 0,279; P = 0,0025). As análises estratificadas mostraram que, para GHR-AA, os bebedores tiveram risco reduzido de câncer de pulmão (HR = 0,53; IC de 95%, 0,34–0,84) e que <2 bebidas/semana tiveram a proteção mais forte (HR = 0,39; IC de 95%, 0,18–0,84). Em contraste, para GHR-G, bebedores de álcool tiveram risco aumentado da doença (HR=1,74; IC de 95%, 1,11–2,75) que foi dose-dependente (P para tendência=0,003). Os resultados para CPCNP foram semelhantes.

Em síntese, em homens com o genótipo GHR-AA, beber álcool em uma dose baixa representa um risco significativamente menor de câncer de pulmão em comparação com não bebedores e maior consumo de álcool, sendo a relação geral em forma de U. “Em contraste, em portadores do alelo menor GHR, o álcool representou um risco progressivamente maior de câncer de pulmão conforme o aumento da quantidade consumida”, concluíram os autores.

Referência:

Association of alcohol with lung cancer risk in men with different growth hormone receptor genotypes - Chen, Randi et al. Lung Cancer, Volume 0, Issue 0, 107971