A ASCO publicou em janeiro recomendações para uso de imagem em pacientes com câncer de próstata avançado. O guideline descreve as técnicas disponíveis e fornece diretrizes para subgrupos específicos, incluindo pacientes com suspeita de doença de alto risco, doença metastática não diagnosticada e recém-diagnosticada, casos suspeitos de recorrência após tratamento local e pacientes em progressão durante tratamento sistêmico.
A nova diretriz se ampara em revisão sistemática que considerou publicações de alto impacto de 2013 a agosto de 2018, com ou sem meta-análises, além de relatórios de ensaios clínicos randomizados de Fase III que compararam ≥ 2 modalidades de imagem e estudos de eficácia de uma única modalidade de imagem.
Um total de 35 trabalhos atendeu aos critérios de inclusão e compõe a base de evidências. Exames convencionais de imagem, definidos neste guideline como tomografia computadorizada, tomografia óssea e / ou ressonância magnética de próstata continuam nas diretrizes, agora dividindo espaço com as soluções de imagem de próxima geração, como tomografia por emissão de pósitrons [PET], PET/CT, PET/RM ou RM de corpo inteiro), de acordo com o cenário clínico.
“O desejo ou instinto de solicitar várias modalidades de imagem é comum para a oncologia de tumores sólidos, particularmente para avaliar com precisão a carga da doença e o risco para o paciente. O uso excessivo de imagens, especialmente as de próxima geração (NGI, da sigla em inglês) acarreta aumento de custo, entrega inadequada de radiação ionizante aos pacientes e risco de achados falso-positivos que geram medo e ansiedade para pacientes e médicos, além de intervenções desnecessárias”, dizem os autores.
A preocupação com o uso excessivo de NGI vai além. “Ao revisar a literatura publicada, há uma escassez de estudos prospectivos bem projetados sobre NGI para câncer de próstata”, aponta o painel de especialistas.
A íntegra da publicação está disponível no Journal of Clinical Oncology (JCO), em acesso aberto: https://ascopubs.org/doi/full/10.1200/JCO.19.02757
Referência: Trabulsi, E. J., Rumble, R. B., Jadvar, H., Hope, T., Pomper, M., Turkbey, B., … Vargas, H. A. (2020). Optimum Imaging Strategies for Advanced Prostate Cancer: ASCO Guideline. Journal of Clinical Oncology, JCO.19.02757. doi:10.1200/jco.19.02757