Onconews - Atividade física e dispositivo vestível como complemento ao ECOG PS no câncer de pulmão avançado

dispositivo vestivelEstudo observacional publicado no JAMA Oncology sugere que a atividade física medida por dispositivos vestíveis (wearables), particularmente a distância média percorrida, poderia complementar o performance status ECOG como uma ferramenta de avaliação do estado de saúde em pacientes com câncer de pulmão avançado e oferecer insights preditivos sobre os resultados de sobrevida.

“O Eastern Cooperative Oncology Group Performance Status (ECOG PS) é amplamente utilizado para orientar as decisões de tratamento em pacientes com câncer de pulmão avançado. No entanto, a sua avaliação é subjetiva, podendo levar à discordância entre os observadores”, contextualizaram os autores.

Nesse estudo observacional, prospectivo, de instituição única, os pesquisadores buscaram investigar a associação entre a atividade física medida e o ECOG PS, bem como o potencial valor prognóstico das medidas de atividade física em pacientes com câncer de pulmão avançado.

O trabalho incluiu 119 pacientes com câncer de pulmão avançado programados para receber terapia sistêmica como pacientes ambulatoriais no Hospital Municipal Matsusaka em Mie, Japão. Os participantes usaram o dispositivo amuelink (Sony) por até 14 dias para medir a atividade física, incluindo tarefas metabólicas equivalentes, distância percorrida e número de passos dados. O ECOG PS foi avaliado no momento da inscrição, que ocorreu entre dezembro de 2021 e agosto de 2022.

O endpoint primário foi estimar a área sob a curva (AUC) para classificação no ECOG PS de 2 ou superior usando medidas de atividade física. Uma análise da associação com a sobrevida também foi realizada.

Resultados

Entre os 119 pacientes (mediana de 72 anos [variação, 32-88] anos; 71 [59,7%] homens), a distância média percorrida (MDW) teve o maior valor diagnóstico para classificar um ECOG PS de 2 ou superior, com uma AUC de 0,818 (IC 95%, 0,703-0,934). Além disso, a distância média percorrida também foi associada à sobrevida em 6 meses, com uma AUC de 0,806 (IC 95%, 0,694-0,918). As curvas de sobrevida divergiram significativamente com base no limiar da distância média percorrida, indicando uma associação potencial com o resultado de sobrevida (hazard ratio, 0,17; IC 95%, 0,05-0,57).

Em síntese, os resultados sugerem que a distância média percorrida medida por um dispositivo vestível foi associada ao ECOG PS e pode servir como um preditor do estado de saúde juntamente com as categorias do ECOG PS. “O estudo reforça o potencial da atividade física medida objetivamente na complementação das avaliações subjetivas do ECOG PS em pacientes com câncer de pulmão avançado. Mais pesquisas são necessárias para confirmar o valor prognóstico das medidas de atividade física”, concluíram os autores.

Referência: Ito K, Suzuki Y, Sakaguchi T, et al. Physical Activity Using a Wearable Device as an Alternative to Performance Status in Patients With Advanced Lung Cancer. JAMA Oncol. Published online March 28, 2024. doi:10.1001/jamaoncol.2024.0023