A atividade física recreativa durante a adolescência e o início da idade adulta pode reduzir o risco de câncer de mama antes dos 40 anos. É o que sugerem os resultados de estudo publicado no Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention, periódico da American Association for Cancer Research (AACR).
A incidência de câncer de mama está aumentando em mulheres com menos de 40 anos, ressaltando a necessidade de pesquisa sobre fatores de risco de câncer de mama para mulheres mais jovens.
Nesse estudo, os pesquisadores usaram dados de uma coorte familiar internacional (n = 26.348) para examinar se a atividade física recreativa (AFR) durante a adolescência e início da idade adulta está associada ao risco de câncer de mama antes dos 40 anos. A coorte inclui 2.502 mulheres diagnosticadas com câncer de mama antes dos 40 anos, incluindo 2.408 diagnosticadas antes da inscrição no estudo (68% dentro de 5 anos da inscrição).
As mulheres relataram suas horas médias por semana de atividade física recreativa moderada e extenuante durante a adolescência (12–17 anos) e início da idade adulta (25–34 anos), que foram convertidas em equivalentes metabólicos totais ajustados por idade por semana e categorizadas em quartis. Foram conduzidas análises de idade atingida até os 40 anos (o tempo de acompanhamento começou aos 18 anos) usando modelos de regressão de riscos proporcionais de Cox ajustados para centro de estudo, raça e etnia e nível de escolaridade.
Os resultados mostraram que estar no quartil mais alto versus mais baixo de atividade física recreativa durante a adolescência e o início da idade adulta foi associado, respectivamente, a risco 12% menor [HR (IC de 95%), 0,88 (0,78–0,98)] e 16% menor [HR (IC de 95%), 0,84 (0,74–0,95) de câncer de mama antes dos 40 anos. Estar no quartil mais alto de atividade física recreativa durante a adolescência e o início da idade adulta (correlação de Pearson = 0,52) versus nenhum ponto de tempo foi associado a um risco 22% menor [HR (IC de 95%), 0,78 (0,68–0,89)].
Em síntese, os resultados sugerem que a atividade física recreativa durante a adolescência e o início da idade adulta pode reduzir o risco de câncer de mama antes dos 40 anos. “Políticas que promovam atividade física durante a adolescência e o início da idade adulta podem ser importantes para reduzir a crescente carga do câncer de mama em mulheres mais jovens”, concluíram os autores.
Referência:
Rebecca D. Kehm, Jeanine M. Genkinger, Julia A. Knight, Robert J. MacInnis, Yuyan Liao, Shuai Li, Prue C. Weideman, Wendy K. Chung, Allison W. Kurian, Sarah V. Colonna, Irene L. Andrulis, Saundra S. Buys, Mary B. Daly, Esther M. John, John L. Hopper, Mary Beth Terry; Physical Activity during Adolescence and Early Adulthood and Breast Cancer Risk before Age 40 Years. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev 2024; https://doi.org/10.1158/1055-9965.EPI-24-0743