Onconews - Recomendações sobre prioridades para as monografias da IARC de 2025 a 2029

A Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) anunciou que já está disponível online o relatório final com Recomendações do Grupo Consultivo sobre prioridades para as Monografias do IARC durante 2025–2029.

Em março de 2024, um Grupo Consultivo de 28 cientistas independentes de 22 países se reuniu em Lyon, França, para recomendar prioridades para avaliações de carcinogenicidade pelo programa de Monografias da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) no período de 2025–29. Agora em novembro, um relatório detalhado em 571 páginas reúne essas recomendações, selecionadas com base nas evidências científicas mais recentes.

O Grupo Consultivo considerou mais de 200 agentes indicados, incluindo agentes infecciosos, biotoxinas, exposições complexas, partículas e fibras, metais, produtos farmacêuticos, agentes físicos e uma ampla variedade de produtos químicos. Para cada agente, o Grupo Consultivo considerou as evidências sobre exposição humana, câncer em humanos, câncer em animais experimentais e mecanismos cancerígenos, de acordo com os métodos descritos no Preâmbulo das Monografias do IARC. A prioridade foi determinada de acordo com a força da evidência para exposição humana e se os dados de carcinogenicidade disponíveis poderiam dar suporte a uma avaliação nova ou atualizada. Os agentes foram recomendados para avaliação com alta, média ou nenhuma prioridade.

Acompanhe a íntegra do relatório da IARC: Advisory Group report

https://www.iarc.who.int/news-events/advisory-group-recommendations-on-priorities-for-the-iarc-monographs-during-2025-2029/