Estudo realizado no Vietnã demonstrou resultados promissores de um exame de sangue não invasivo para a detecção do câncer em estágio inicial e identificação da localização do tumor em indivíduos assintomáticos. Os resultados foram apresentados no ASCO Breakthrough 2023.
Até 80% dos pacientes com câncer no Vietnã, onde um programa nacional de rastreamento de câncer não está disponível atualmente, são diagnosticados em estágios posteriores (III ou IV), levando a uma baixa taxa de sobrevida em 5 anos. A detecção precoce pode melhorar a chance de sobrevida e os resultados clínicos para esses pacientes.
“Métodos de triagem comuns são muitas vezes invasivos, inacessíveis e envolvem procedimentos individuais para rastrear diferentes tipos de câncer. Testes de triagem multicâncer acessíveis e não invasivos são necessários para a detecção precoce, especialmente em países de renda média-baixa como o Vietnã. Nosso estudo fornece evidências clínicas para a aplicabilidade do ensaio baseado em ctDNA SPOT-MAS como um método complementar na detecção precoce do câncer”, disse Le Son Tran, autor sênior do estudo e pesquisador do Medical Genetics Institute, no Vietnã.
“Embora atualmente existam testes de rastreamento do câncer, a aceitação em todo o mundo pode ser limitada pelo custo, complexidade e escassez. Esses resultados provisórios demonstram que a triagem de ctDNA de próxima geração é promissora como uma ferramenta de detecção precoce, embora seja necessária uma validação adicional do ensaio SPOT-MAS antes que este teste esteja pronto para uso clínico”, ressaltou Erica L. Mayer, especialista da ASCO.
O teste de Triagem para a Presença de Tumor por Metilação e Tamanho (do inglês, SPOT-MAS - Screening for the Presence Of Tumor by Methylation And Size) é um ensaio baseado em biópsia líquida desenvolvido para testar os cinco tipos de câncer mais comuns no Vietnã - fígado, mama, colorretal, gástrico e pulmão. O SPOT-MAS captura vários sinais de câncer do DNA tumoral circulante (ctDNA) no sangue.
No estudo, chamado K-DETEK, foram incluídos 10 mil participantes assintomáticos em 14 locais no Vietnã. A análise interina apresentada no ASCO Breakthrough 2023 incluiu 2.795 participantes com risco moderado a alto de câncer sem suspeita clínica ou histórico confirmado de doença. O desempenho foi avaliado pelo cálculo do número de casos com a detecção de um sinal (n, %), incluindo um valor preditivo positivo (PPV) e acurácia na detecção do tecido de origem do tumor (tumor tissue-of-origin - TOO).
Resultados
O SPOT-MAS detectou câncer em participantes assintomáticos com um valor preditivo positivo de 60%, e foi capaz de identificar a localização de um tumor com 83,3% de precisão, permitindo que os médicos agilizem o diagnóstico de acompanhamento e orientem qualquer tratamento necessário.
Agora, os pesquisadores estão conduzindo um estudo com o objetivo de refinar o ensaio SPOT-MAS para expandir sua cobertura para incluir cânceres mais raros e outros tipos de câncer, como câncer de ovário e pâncreas, que atualmente não são identificados pelo teste.
O estudo foi financiado pela Gene Solutions, e está registrado em ClinicalTrials.Gov, NCT05227261.
Referência: Clinical validation of a ctDNA-based assay for multi-cancer detection: An interim report from a Vietnamese longitudinal prospective cohort study of 2795 participants.
First Author: Hanh Thi-Hue Nguyen
Meeting: 2023 ASCO Breakthrough
Session Type: Poster Session
Session Title: Poster Session B
Track: Gastrointestinal Cancer,Gynecologic Cancer,Head and Neck Cancer,Quality of Care,Genetics/Genomics/Multiomics,Healthcare Equity and Access to Care,Healthtech Innovations,Models of Care and Care Delivery,Population Health,Viral-Mediated Malignancies
Sub Track: Early Detection and Surveillance
Clinical Trial Registration Number: NCT05227261
Citation: JCO Global Oncology 9, 2023 (suppl 1; abstr 135)
DOI: 10.1200/GO.2023.9.Supplement_1.135
Abstract # 135
Poster Bd # H10