Estudo que buscou caracterizar a natureza da competição de preços de terapias biológicas e biossimilares nos Estados Unidos reportou resultados no Jama Network Open, em artigo de Dickson et al.
Neste estudo de coorte, os pesquisadores analisaram todos os medicamentos de marca e suas versões genéricas aprovadas, bem como produtos biológicos e biossimilares que foram reembolsados pelo sistema de saúde (Medicare Part B) do primeiro trimestre de 2005 ao segundo trimestre de 2021. Dois conjuntos de dados separados foram criados: medicamentos de marca e genéricos, bem como conjuntos de dados de produtos biológicos e biossimilares.
Os resultados mostram que o primeiro concorrente genérico foi associado à redução de 17,0% no preço; o segundo concorrente com redução de 39,5%, o terceiro com redução de 52,5% e a presença de quatro ou mais concorrentes foi associada com redução de 70,2% no preço.
Dickson et al. apontam reduções de preço limitadas para produtos biológicos e biossimilares e mostram que um novo modelo de reembolso poderia gerar economias substanciais e encorajar a maior entrada de biossimilares no mercado. Se os produtos biológicos e biossimilares estivessem sujeitos à mesma estrutura de reembolso que os medicamentos de marca e genéricos, os gastos do sistema público norte-americano com apenas 6 produtos biológicos seriam quase 27% menores, com economia equivalente a US $ 1,6 bilhão de 2015 a 2019.
Os gastos com produtos biológicos prescritos representaram 80% das despesas com reembolso de medicamentos no programa Medicare em 2017 e 92% dos gastos de 2006 a 2017. “Apesar desses números, os produtos biológicos no programa Medicare não estão sujeitos à concorrência direta de preços das terapias biossimilares. Esta situação difere da dos medicamentos de marca e genéricos, em que o reembolso é estruturado para estimular a concorrência de preços”, destacam os autores.
Referência: Dickson SR, Kent T. Association of Generic Competition With Price Decreases in Physician-Administered Drugs and Estimated Price Decreases for Biosimilar Competition. JAMA Netw Open. 2021;4(11):e2133451. doi:10.1001/jamanetworkopen.2021.33451