Onconews - Braquiterapia X EBRT em câncer de mama

Pacientes idosas com câncer de mama apresentaram uma taxa maior de mastectomia após o tratamento de braquiterapia em relação às pacientes do mesmo subgrupo submetidas à External Beam Radiation Therapy - EBRT.

A braquiterapia também esteve associada a maiores taxas de eventos adversos comparada a EBRT, incluindo infecção pós-operatória, dor local e necrose. No entanto, a resposta nos dois braços foi superior a do grupo de pacientes que não recebeu tratamento radioterápico.


Os dados são do estudo retrospectivo de Smith GL e colegas, que avaliou uma população de 36 mil mulheres comNotasAntigas_Nota2_EBRT_2_OK.jpg câncer de mama em estadio inicial, diagnosticadas entre 2002 e 2007, todas com idade igual ou superior a 65 anos. Desse universo, 28.718 pacientes tinham carcinoma invasivo e 7.229 o carcinoma ductal in situ. Ao todo, 1.310 pacientes foram submetidas à braquiterapia, 8.254 tratadas com lumpectomia exclusivamente e 26.383 receberam EBRT.

A investigação demonstrou que cinco anos depois, 2,8% das pacientes tratadas com braquiterapia tinham sido submetidas à mastectomia em comparação com 1,3% das pacientes que tiveram a EBRT. A taxa de mastectomia foi mais elevada no braço que não recebeu nenhum tipo de radioterapia adjuvante (4,7%).

"A mensagem para médicos e pacientes idosas com câncer de mama é que, em geral, existe alta probabilidade de preservação da mama, que foi maior no grupo tratado com feixe de radiação externa EBRT, pior sem radiação, e intermediária com a braquiterapia”, explicou Benjamin Smith, do MD Anderson Cancer Center e um dos autores do artigo publicado no Red Journal.

No entanto, os achados desta investigação foram recebidos com reserva por alguns especialistas. Robert Kuske, do Arizona Breast Cancer Specialists, apontou limitações e classificou o período de análise, de 2002 a 2007, como uma fase muito inicial da adoção da braquiterapia, o que segundo ele pode comprometer a análise.

Fonte: Smith GL, et al "Benefit of adjuvant brachytherapy versus external beam radiation for early breast cancer: Impact of patient stratification on breast preservation" *Int J RadiatOncolBiolPhysics 2014; DOI: 10.1016/ijrobp.2013.07.011.