Estudo com participação do brasileiro Roberto Carmagnani Pestana (foto) está entre os 10 artigos mais citados no CA Cancer Journal, um dos periódicos com maior fator de impacto na ciência. O trabalho (Antibody–drug conjugates: Smart chemotherapy delivery across tumor histologies) tem como primeiro autor o oncologista Paolo Tarantino (à direita), médico oncologista e pesquisador do Dana-Farber Cancer Institute e da Harvard Medical School.
Neste artigo, publicado em novembro de 2021, Tarantino e colegas deram destaque ao então emergente avanço dos conjugados anticorpo-fármaco (ADCs, na sigla em inglês), em diferentes aprovações no tratamento de tumores sólidos. “Com o reconhecimento de que vários alvos de superfície são expressos em várias histologias de câncer, juntamente com a atividade notável dos ADCs modernos, essa classe de medicamentos tem sido cada vez mais considerada adequada para uma expansão histológica-agnóstica da indicação. Para ilustrar, o ADC anti-HER2 trastuzumabe deruxtecana demonstrou atividade convincente em câncer de mama, gástrico, colorretal e de pulmão com superexpressão de HER2”, descreve o trabalho, em revisão que resumiu as aprovações da Food and Drug Administration dos EUA, sinalizando desafios e oportunidades para a expansão de ADCs em múltiplas histologias.
Referência:
Tarantino P, Carmagnani Pestana R, Corti C, Modi S, Bardia A, Tolaney SM, Cortes J, Soria JC, Curigliano G. Antibody-drug conjugates: Smart chemotherapy delivery across tumor histologies. CA Cancer J Clin. 2022 Mar;72(2):165-182. doi: 10.3322/caac.21705. Epub 2021 Nov 12. PMID: 34767258.