Onconews - Brasileiro é coautor de um dos artigos mais citados na oncologia

Estudo com participação do brasileiro Roberto Carmagnani Pestana (foto) está entre os 10 artigos mais citados no CA Cancer Journal, um dos periódicos com maior fator de impacto na ciência. O trabalho (Antibody–drug conjugates: Smart chemotherapy delivery across tumor histologies) tem como primeiro autor o oncologista Paolo Tarantino (à direita), médico oncologista e pesquisador do Dana-Farber Cancer Institute e da Harvard Medical School.

Neste artigo, publicado em novembro de 2021, Tarantino e colegas deram destaque ao então emergente avanço dos conjugados anticorpo-fármaco (ADCs, na sigla em inglês), em diferentes aprovações no tratamento de tumores sólidos. “Com o reconhecimento de que vários alvos de superfície são expressos em várias histologias de câncer, juntamente com a atividade notável dos ADCs modernos, essa classe de medicamentos tem sido cada vez mais considerada adequada para uma expansão histológica-agnóstica da indicação. Para ilustrar, o ADC anti-HER2 trastuzumabe deruxtecana demonstrou atividade convincente em câncer de mama, gástrico, colorretal e de pulmão com superexpressão de HER2”, descreve o trabalho, em revisão que resumiu as aprovações da Food and Drug Administration dos EUA, sinalizando desafios e oportunidades  para a expansão de ADCs em múltiplas histologias.

Referência:

Tarantino P, Carmagnani Pestana R, Corti C, Modi S, Bardia A, Tolaney SM, Cortes J, Soria JC, Curigliano G. Antibody-drug conjugates: Smart chemotherapy delivery across tumor histologies. CA Cancer J Clin. 2022 Mar;72(2):165-182. doi: 10.3322/caac.21705. Epub 2021 Nov 12. PMID: 34767258.